Você está em Artigos

As Novas Tecnologias e a Matemática (página 2)

METODOLOGIA

O método de desenvolvimento deste trabalho foi o de estudos bibliográficos e explorações experimentais em ambiente escolar. Foram feitos levantamentos dos tipos de situações de aprendizagem e/ou propostas de ensino, integrando um ambiente de informática dinâmica, para identificar como essa ferramenta pode ser exploradas nas propostas. Nesse sentido, inicialmente foram realizados estudos sobre o conceito de aprendizagem e, em particular, sobre aprendizagem em ambientes informatizados.

Na sequência, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais no tocante à informática e questões de ensino-aprendizagem dessa temática, tais como ensinar-aprender com ou sem as novas tecnologias.

Não bastam que os professores passem matemática ou qualquer outra disciplina, o professor tem que ensinar de uma forma simples e dinâmica, o aluno atual tem muitas coisas para fazer no seu dia ele não pode perder tempo com aulas longas e de pouca percepção. Essa geração e cheia de anseios, e ainda pode ? se dizer que é a geração do faz tudo ao mesmo tempo, ler livro baixado na internet, tirando fotos para postar no facebook e  whatsapp, tem que ir a academia, sair para balada e estudar, para muitos fica em último lugar, por isso a preocupação de vários profissionais por entrar no mundo dos jovens e ensinar dessa forma nova.

Nos últimos anos têm aumentado consideravelmente os espaços de debate sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta útil processo de ensino aprendizagem seu uso tem se tornado um aliado no aprendizado de crianças, jovens e adultos. As novas metodologias nós traz uma educação diversificada, um aprendizado simples e dinâmico, hoje a matemática pode-se usadas em todas as esferas do aprendizado, a música e a matemática vai muito bem, nem toda música possui melodia ou letra, mas toda música possui ritmo e justamente esse que as crianças e jovens gostam e aprendem como uma grande facilidade. Aproveitando esse gancho alguns professores estão trabalhando diferentes temas em suas aulas.

Revistas, jornais e noticiários de TV fazem amplo uso de valores numéricos, porcentagens, proporções, taxas, índices e gráficos. Os temas variam de finanças a previsão do tempo, passando por esporte, trânsito, meio ambiente, política, saúde. O fato mostra quanto o domínio da linguagem matemática é uma condição de cidadania, está incluso em tudo, todas as matérias se relacionam com a matemática e isso só se consegue com um planejamento escolar articulado. Sem prejuízo do ensino de conteúdos próprios, as aulas de matemática são momentos privilegiados para a formação prática, que deve ser completada em atividades nas demais disciplinas. Isso se dá de várias maneiras quando os alunos usam mapas em diferentes escalas e analisam dados estatísticos de renda e condições de vida em Geografia.

AS VANTAGENS DE TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Constantemente nos deparamos com a seguinte notícia, seja ora televisão, jornal, internet ou blog ou até mesmo em conversas com pessoas do meio educacional ou não, sobre o baixo rendimento escolar dos alunos, e a matemática e o alto crescimento das novas metodologias e a ajuda indispensável do computador, a máquina está revolucionando o ensino com ela a matemática ganha formas e cores, ilustrações e com isso as aulas tem a possibilidade de ser dinâmicas e obter um índice elevado de aprendizado e percepção. A dificuldade dos alunos em aprender e praticar os conteúdos matemáticos, e um problema que vem ao longo dos anos, e tem sido um dos assuntos de destaque em reuniões e conferências. Hoje é considerado um grande desafio para os professores fazerem aulas dinâmicas, e também para os supervisores e coordenadores pedagógicos poderem auxiliar os educadores nesse assunto.

Os parâmetros Curriculares Nacionais nos revela a grande importância da Matemática na formação do cidadão, nos PCNs MEC (1998, p. 27), lê-se:

A Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e a justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios (MEC, 1998).

Então, podemos dizer que as vantagens de ser trabalhar com as novas metodologias de ensino é aumentar o interesse do aluno pela disciplina, motivar a sua aprendizagem, e com isso alcançar os objetivos do ensino da matemática.
Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "As Novas Tecnologias e a Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 20:00. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias_e_a_matematica/index.php?pagina=1