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As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (página 5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola tem o dever de preparar o indivíduo para diversas situações da vida, entendendo-o como alguém ativo e capaz de produzir novos conhecimentos.

A escola precisa estar aberta a todas as mudanças que vem ocorrendo no decorrer dos anos, buscando sempre se adequar de acordo com as necessidades do aluno e se tratando da EJA, o professor precisa ter uma atenção especial, tendo em vista a formação integral do aluno, formação de identidade. O professor precisa ser um pesquisador invicto, no sentido de não se deixar vencer, sempre buscar.

Cada região que o aluno se encontra inserido tem suas características culturais diferentes, o que é visto de uma maneira no sul, pode ser vista de outra no norte, onde muitos tem tudo e outros não tem anda. Diante de tantos contrastes na sociedade, há uma necessidade de mudança, nesse sentindo a escola pode trabalhar essas necessidades com os alunos.

Os alunos da EJA por algum motivo não frequentaram ou deixaram de frequentar a escola, uma vez que voltam à escola, estão em busca de mudança tanto de cunho pessoal, mas também num sentindo mais amplo, também em busca mudanças sociais.
É preciso levar em conta o cotidiano desse aluno, considerando-o como um sujeito capaz, considerando suas experiências e vivências, diferente das crianças que não tem pouco conhecimento sobre a vida. Esses alunos precisam ser tratados como adultos, com metodologias que se adequam as suas necessidades.

O professor precisa trabalhar com metodologias diferenciadas com esses alunos, a maioria deles são trabalhadores, chefes de família, com grande responsabilidade, que precisam de conteúdo diferenciado, caso contrário às aulas irão gerar ainda mais cansaço e enfado.

A EJA, não se trata de uma simples modalidade onde apenas alfabetizar um aluno é o objetivo, vai muito além disso, é preciso alfabetizar de forma crítica, possibilitando que esse aluno pense assim, que seja capaz de  cumprir e exigir seus deveres como cidadão, que possa mudar a sociedade, tornando-a mais justa possível.
Para que de fato ocorram essas mudanças à escola precisa de profissionais capacitados, que pensem também dessa forma, para que haja de fato uma mudança em prol desses alunos.

Muitas escolas ainda tem receio em falar sobre política, a escola precisa discutir esses assuntos com os educandos, estimulando seu interesse em política, proporcionando momentos de reflexão crítica sobre a sociedade em que estão inseridos, sendo assim cabe à escola, buscar os conteúdos adequados, conteúdos que façam que com o que aluno reflita. É preciso mudar essa realidade, muitas vezes sofrida.

Cabe ao professor conhecer a realidade desses alunos, estudar os conteúdos a serem propostos, analisando as especificidades, sua faixa etária, desejos, anseios, objetivos, sempre propondo conteúdos que estimulem a criatividade do aluno, que leve o aluno a pensar de forma crítica, dialógica, atendendo suas necessidades educativas.

A escola não pode promover um sujeito obediente, fazendo então um sujeito controlado, que responde apenas a comandos impostos por um sistema, mas precisa encaminhar esse sujeito para vida.

Para que isso ocorra à escola precisa ouvir seus educandos, seus medos, anseios, suas dificuldades, enfrentando o desafio de transformar modelos antigos, tradicionais, entendendo que a escola está inserida em outra época, em outro contexto, muito diferente de algumas décadas atrás, hoje temos outro contexto de pessoas, personalidades, realidades diferentes.

O aluno então precisa ter autonomia mesmo na escolha do conteúdo, não pode ser algo que o professor determina e o aluno apenas cumpre, mas precisa ser escolhido de forma coletiva, em conjunto com os alunos. Como diz Freire (1996), "Ensinar exige pesquisa, ensinar exige paciência".

Freire (1996), ainda diz que "Ensinar exige vigilância do bom senso". Os profissionais da EJA precisam ter formação adequada para atuar com esses alunos, é preciso que o professor busque incansavelmente estudos aprofundados a fim de proporcionar uma melhor aprendizagem a esses alunos.

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Como referenciar: " As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 01:17. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_praticas_educativas/?pagina=4