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Assistencialismo: Uma Visão Ainda Encarada na Educação Infantil (página 2)

A faixa etária na qual a educação infantil atende é marcada pelo desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Tais desenvolvimentos englobam todo um contexto na quais pais, familiares e até mesmo as instituições de educação infantil contribuem para os mesmo. Mas infelizmente, muitos pais acreditam que por estarem uma grande parte do tempo com a criança, cabem também as instituições de educação infantil o papel de não somente educar a criança, mas sim de cuidá-las de modo assistencial e compensatório, desempenhando o papel da família em relação à criança.

Uma das conseqüências da presença do caráter compensatório nas instituições de educação infantil é de que o mesmo acaba por esconder que as causas do fracasso escolar estão na própria infra-estrutura socioeconômica da sociedade. (KRAMER, p.102, 2001). De forma implícita, também, a educação compensatória causa a antecipação da marginalização e a discriminação das crianças das classes sociais dominadas por enfatizar a importância em suprir deficiências e diferenças.

Apesar de aparentar ser um local de assistência a criança, a educação infantil possui outro caráter que infelizmente aparece de forma implícita para diversas pessoas. A função das instituições infantis vai além da assistência e do cuidado com a criança pequena, elas contribuem para o desenvolvimento infantil, desenvolvimento da cultura de origem de cada criança; e também ao mesmo tempo situa-se no âmbito de uma política sócio-educativa de apoio a família; sendo que a socialização deve possuir um espaço fundamental nos objetivos da instituição, garantindo a inserção da criança na cultura adulta.

A instituição de educação infantil cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. As condições de aprendizagem não se dão somente dentro das salas de aulas, mas ocorrem nas brincadeiras, afinal, durante o brincar a criança desenvolve-se fisicamente e intelectualmente.

Portanto, as instituições de educação infantil propiciam não só situações de cuidados, mas também brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. A educação auxilia o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas da criança. (Parâmetros Curriculares para Educação Infantil, 1998)

Concordo que ao estar frequentando a instituição de educação infantil a criança necessita de uma série de cuidados, tais como: higiene, saúde e alimentação, e também reconheço a impossibilidade de se separar o cuidado e a educação, porém suprir deficiências de saúde e de nutrição não deve se tornar uma responsabilidade e prioridade da instituição infantil, pois cabe aos pais da criança oferecer condições de assistência e sobrevivência a criança. Se o caráter assistencial for enfatizado durante o período escolar na infância não haverá necessidade de se ter professores nas instituições, mas sim enfermeiros e médicos.

Ou seja, a educação infantil não possui somente um caráter de assistencialismo e compensação, na verdade deve ser vista como um momento de aprendizagem sendo que ela pode cumprir sua função pedagógica ampliando o repertorio vivencial e de conhecimento das crianças, rumo à autonomia e a cooperação.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. Brincar.  Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998. V1, V2 e V3.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
RIBEIRO, Maria Isabel. Educação Infantil: uma reflexão sobre o currículo e formação de professores. Net, Bahia, jul/dez, 2006. Diálogos possíveis. Disponível em <http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/9/4dp_maria.pdf> acesso em 01 de jan 2010.

KRAMER, Sonia. A política pré-escolar no Brasil: arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001.
KUHLMANN, Moysés Junior.Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil. São Paulo: Caderno de pesquisa, 1991.


 

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Como referenciar: "Assistencialismo: Uma Visão Ainda Encarada na Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 17:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/assistencialismo/?pagina=1