Você está em Artigos

Atuação Docente no Processo de Ensino-Aprendizagem: os Desafios Pedagógicos nas Diversidades Socioculturais (página 3)



CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola como difusora do saber tem papel fundamental na participação ativa do educando na sociedade e comunidade escolar, que atendam a padrões modernos em um sistema globalizado e tecnológico. Assim espera-se que se construam cidadãos preparados para esses novos parâmetros.

É no processo de ensino e aprendizagem que se constrói indivíduos e que se disseminam os valores sociais e morais, ou seja, o valor da sua verdade. Reproduzem possibilidades e geram intenções quando a construção de cidadania e autonomia do aprendente, ou seja, um desafio em propor dimensão maior à tarefa de educar e alfabetizar: a de formar pessoas humanas, indiferentes do tamanho, idade, cor, sexo ou condições financeiras. Não existe processo de inclusão social senão por respeito ao outro, amor, dedicação e intencionalidade nas ações pedagógicas cotidianas, construindo seres autônomos e livres, sem diferenças, com e para todos.

Muito ainda tem que se falar, pesquisar em busca de superar as dificuldades em tratar das diversidades socioculturais, nos tratamentos e oportunidades entre povos e nações, na sociedade e salas de aulas, na tentativa de melhorar a educação e a vida das pessoas, construindo aprendizagem para todos, independentes dos aspectos cognitivos, econômicos, raciais e sociais.

Basta o educador acreditar no educando, estudando e construindo com seriedade e responsabilidade uma base teórica segura e sólida, desprovidas de preconceitos e discriminações, assim como professores motivados, aptos e podendo se adaptar as mais diversas situações, ou seja, redescobrindo o professor em suas ações e atitudes, melhoramos a qualidade do ensino e da aprendizagem que respaldem sonhos, tanto do educador consciente que busca o novo e ao aluno que busca na razão e no empenho a sua autonomia e libertação, respeito às individualidades, suas fases de desenvolvimento, de codificação e decodificação de sentidos, numa relação de afinidade, admiração, com determinação e objetivos na aprendizagem e igualdade dos indivíduos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo Barreiras para a aprendizagem. 4° Ed. Porto Alegre, 2002.
    
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos.http://deacoordenacao.blogspot.com.br/2013/08/cortella-mario-sergio-escola-e-o.html.Consultado em 19/09/2016

CORTESÃO, Luiza. Ser Professor: Um Ofício em Risco de Extinção? Reflexões sobre práticas educativas face à diversidade no limiar do século XXI Edição/reimpressão: Editora: Edições Afrontamento, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 33° ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 8° ed. Paz e terra, Rio de Janeiro, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. 25°ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.

GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Editora Graal, Juiz de Fora-RJ, 1992.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Editora Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2003.

Gestão da diversidade na sala de aula, Estudo de caso/2009. Disponível em:
http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/bitstream/10964/196/1/. Consultado em 25/09/2016

GRISPINO, Izabel Sadalla- A Pratica Pedagógica, Estruturando Pedagogicamente a Escola. Editora Compacta, 2004.

HALL, Stuart - A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, Editora DP&A, 2006, tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.

LIBANÊO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas exigências Educacionais e Profissão Docente. Cortez Editora, Goiânia,1998.

MIRANDA, Flavine Assis de. Desigualdade social e Dualidade Escolar: Os Programas de Aceleração da Aprendizagem e a Escola Unitária em Gramsci http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi4_artigoflavinemiranda.pdf. Consultado em19/09/2016.

NÓVOA, Antônio. Desafios do Trabalho do Professor no Mundo Contemporâneo. Simpro - SP, São Paulo, 2007.

NÓVOA, Antônio. Professores imagem do futuro presente. Editora: Educa, Lisboa, Portugal, 2009. Disponível em:
http://pt.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro. Consultado em 19/09/2016.

PISTRAK.  Fundamentos da Escola do Trabalho: 1ª ed., Editora Expressão Popular, São Paulo, 2000.

SANTOS, IVONE APARECIDA DOS, Educação para a Diversidade: uma prática a ser construída na Educação-Básica-Paraná/2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2346-6.pdf. Consultado em 25/09/2016.

SOARES, Alexsandro Rosa, A Influência da Cultura no Processo de Construção da Identidade da Criança de Ensino Fundamental.
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=640. Consultado em 25/09/2016.

Taylor e a Educação na Sociedade Moderna São Paulo/Nov.2007. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000391.pdf. Consultado em 25/09/2016.

UNESCO, Relatório Mundial da, Investir na Diversidade Cultural e no Dialogo.
Intercultura. Disponível em
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001847/184755por.pdf. Consultado em 25/09/2016.

V Colóquio Internacional Paulo Freire - Recife, 19 a 22-setembro 2005. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/v-coloquio-internacional-paulo-freire. Consultado em 19/09/2016.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Atuação Docente no Processo de Ensino-Aprendizagem: os Desafios Pedagógicos nas Diversidades Socioculturais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 05:19. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atuacaodocente/index.php?pagina=2