Você está em Artigos

Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade

Autor: Maria Silva de Moraes e Solange Queiroz Silva de Souza.
Data: 28/10/2014

RESUMO

O presente artigo buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Essa análise se fará numa visão psicopedagógica, apresentando uma reflexão inicial a respeito da avaliação, conforme a visão de estudiosos. Este artigo tem como objetivo desvelar como se processa essa teia de possibilidade que é a avaliação psicopedagógica. A fundamentação teórica foi baseada nas várias opiniões de pesquisadores como: Makeliny Oliveira Gomes Nogueira (2011), Luckesi (1996), MORIN  (2002) PIAGET (2004) e BOSSA (2000), entre outros. Através desse estudo, demonstrou-se ao final do mesmo que se faz necessário redimensionar a prática da avaliação, recorrendo a subsídios psicopedagógicos para facilitar o trabalho de todos os envolvidos na prática pedagógica, devendo portanto ter um conhecimento aprofundado sobre os motivos que desencadeiam o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem, buscando assim, novas ideias para que se compreenda e se vivencie, de fato, a psicopedagogia como uma área de atuação e de conhecimento voltada para os complexos processos de aprendizagem humana, como uma rede plena de interações, vínculos, compromissos e papéis, que constituem uma teia de possibilidade na qual se deve atuar.

Palavras-chave: avaliação psicopedagógica, aprendizagem e possibilidade.


INTRODUÇÃO

A pesquisa e análises dos dados fundamentam-se numa abordagem sistêmica que considera o processo ensino-aprendizagem como dinâmico, abrangendo interações interpessoais, intergrupais, presentes nos sistemas institucionais. As análises consideram a complexa rede de fatores que se interagem para a constituição das diferentes identidades e funções das pessoas que aprendem e ensinam. Estas reflexões e práticas valorizam a complexidade do conhecimento e do homem, frente às diferentes formas de aprender e de pensar (MORIN, 2002 p. 117).

Este artigo tem como objetivo desvelar como se processa essa teia de possibilidade que é a avaliação psicopedagógica. Partindo desse pressuposto, surgiu o interesse de pesquisar a avaliação da aprendizagem escolar numa visão psicopedagógica a partir  da seguinte indagação: O que é avaliação psicopedagógica no contexto escolar?


  Próxima
Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/03/2019 às 15:59. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/