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Construção do Conhecimento e Teorias da Aprendizagem (página 2)
1.1 Objetivos
Constitui objetivo geral deste trabalho, enfocar uma contextualização generalizada das referências das teorias de aprendizagem aplicadas na formação do professor.
Constituem objetivos específicos:
a) Entender a aprendizagem como construção de conhecimento;
b) Fazer com que os alunos aprendam e se desenvolvam na medida em que possam construir significados em torno de conteúdos;
c) Enfatizar que ao construir significados, os saberes adquiridos formarão uma teia de conhecimentos.
1.2 Procedimentos Metodológicos
O processo metodológico baseou-se através de pesquisas exploratórias (GIL, 2002, p. 41) que têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
Pode-se dizer que tais pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.
Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; (c) análise de exemplos que "estimulem a compreensão". (SELLTIZ, 1967, p. 63)
Embora o planejamento da pesquisa exploratória seja bastante flexível, na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso. Em se tratando de pesquisas descritivas (GIL, 2002, p. 42) têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.
Já a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002, p. 44) é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.
As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam a ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas.
Sendo assim, tal estudo possibilita focalizar a realidade de forma profunda e contextualizada, utilizando-se várias fontes de informação, sejam elas, através de sites especializados no tema, tais como: Revista Eletrônica; e pesquisa bibliográfica na qual aprofundam e discutem o tema. Dessa forma, utilizamos os artigos acadêmicos, disponibilizados virtualmente, os quais foram de grande fortuna crítica para o desenvolvimento deste trabalho.
1.3 Estrutura do trabalho
O TCC está esquematizado da seguinte forma:
O capítulo 2, a seguir, trata do referencial teórico, ou seja, abrange breves considerações teóricas a respeito da contribuição piagetiana para a formação do construtivismo e consequentemente implicam na formação do professor, pois, de acordo com o conceito de Piaget, o sujeito procura ajustar o objeto aos seus esquemas de compreensão. Por sua vez, o conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. Sendo assim, sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social.
O terceiro capítulo resgata uma rica revisão a partir de uma perspectiva de formação da prática docente, procurando incentivar os professores a assumirem a autoria de suas experiências.
Enquanto a tomada de consciência das ações permitirá a renovação dos compromissos e as responsabilidades como professores. Ao propor uma estratégia e forma de aprendizagem com a finalidade de expor teoricamente elementos que buscam valorizar e orientar um estudo aprofundado sobre a teoria construtivista no âmbito escolar. Procura-se situar epistemologicamente a temática no contexto da escola atual, da pedagogia seletiva e tradicional e do professor, partindo de uma perspectiva Piagetiana, e, consequentemente buscando por uma pedagogia diferenciada.
Por outro lado, o Capítulo 4, discute a importância da teoria da educação e as contribuições Walloniana na formação do pensamento infantil, na qual uma educação humanista considera todas as disposições que constituem o homem por completo, mesmo estando desigualmente repartidas entre os indivíduos, pois qualquer indivíduo potencialmente pode se desenvolver em qualquer direção, a depender de seu aparato biológico e das condições em que vive.
Por fim, nas considerações finais, procura-se concluir de forma sintetizada o conceito das teorias de aprendizagem e a prática docente.
Constitui objetivo geral deste trabalho, enfocar uma contextualização generalizada das referências das teorias de aprendizagem aplicadas na formação do professor.
Constituem objetivos específicos:
a) Entender a aprendizagem como construção de conhecimento;
b) Fazer com que os alunos aprendam e se desenvolvam na medida em que possam construir significados em torno de conteúdos;
c) Enfatizar que ao construir significados, os saberes adquiridos formarão uma teia de conhecimentos.
1.2 Procedimentos Metodológicos
O processo metodológico baseou-se através de pesquisas exploratórias (GIL, 2002, p. 41) que têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
Pode-se dizer que tais pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.
Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; (c) análise de exemplos que "estimulem a compreensão". (SELLTIZ, 1967, p. 63)
Embora o planejamento da pesquisa exploratória seja bastante flexível, na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso. Em se tratando de pesquisas descritivas (GIL, 2002, p. 42) têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.
Já a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002, p. 44) é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.
As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam a ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas.
Sendo assim, tal estudo possibilita focalizar a realidade de forma profunda e contextualizada, utilizando-se várias fontes de informação, sejam elas, através de sites especializados no tema, tais como: Revista Eletrônica; e pesquisa bibliográfica na qual aprofundam e discutem o tema. Dessa forma, utilizamos os artigos acadêmicos, disponibilizados virtualmente, os quais foram de grande fortuna crítica para o desenvolvimento deste trabalho.
1.3 Estrutura do trabalho
O TCC está esquematizado da seguinte forma:
O capítulo 2, a seguir, trata do referencial teórico, ou seja, abrange breves considerações teóricas a respeito da contribuição piagetiana para a formação do construtivismo e consequentemente implicam na formação do professor, pois, de acordo com o conceito de Piaget, o sujeito procura ajustar o objeto aos seus esquemas de compreensão. Por sua vez, o conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. Sendo assim, sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social.
O terceiro capítulo resgata uma rica revisão a partir de uma perspectiva de formação da prática docente, procurando incentivar os professores a assumirem a autoria de suas experiências.
Enquanto a tomada de consciência das ações permitirá a renovação dos compromissos e as responsabilidades como professores. Ao propor uma estratégia e forma de aprendizagem com a finalidade de expor teoricamente elementos que buscam valorizar e orientar um estudo aprofundado sobre a teoria construtivista no âmbito escolar. Procura-se situar epistemologicamente a temática no contexto da escola atual, da pedagogia seletiva e tradicional e do professor, partindo de uma perspectiva Piagetiana, e, consequentemente buscando por uma pedagogia diferenciada.
Por outro lado, o Capítulo 4, discute a importância da teoria da educação e as contribuições Walloniana na formação do pensamento infantil, na qual uma educação humanista considera todas as disposições que constituem o homem por completo, mesmo estando desigualmente repartidas entre os indivíduos, pois qualquer indivíduo potencialmente pode se desenvolver em qualquer direção, a depender de seu aparato biológico e das condições em que vive.
Por fim, nas considerações finais, procura-se concluir de forma sintetizada o conceito das teorias de aprendizagem e a prática docente.
Como referenciar: "Construção do Conhecimento e Teorias da Aprendizagem " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 06:49. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/construcaoconhecimentoeteorias1/?pagina=1