Você está em Artigos

Construindo as Competências na Escola (página 5)


9-AVALIAÇÃO

O Conhecimento das necessidades atuais e futuras dos alunos nas escolas públicas Municipal de Manaus é o ponto de partida na busca da excelência do desempenho destas instituições de ensino. Assim, a gestão administrativa e pedagógica das escolas centraliza esforços para atingir as metas e objetivos traçados no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Neste sentido, queremos conhecer cada vez mais a instituição, utilizando-nos de instrumentos de avaliação tais como: Questionários, pesquisas de satisfação, entrevistas abertas e fechadas, para saber se a mesma está se organizando adequadamente no sentido de atender às necessidades de desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Segundo Balbinot (20006 apud TEIXEIRA, 2000, p. 20, 21): O educador é, guarda e responsável pela educação.

A verdadeira doutrina é a que enxerga na criança o impulso e a tendência e, na experiência organizada da espécie, o termo e o alvo desta tendência. Por meio de experiência já adquirida da humanidade, deve o educador traçar o roteiro do desenvolvimento individual, dirigir o seu curso, corrigir os seus desvios, acelerar a sua marcha, assistir, enfim, em todos os passos, a obra da educação de que é guarda responsável. [...] O educador moderno não acredita que o pensamento e a ação se gerem no vácuo [...] (BALBINOT, Rodinei, 2006, p. 91).

O monitoramento permitirá a equipe escolar, avaliar os resultados do desenvolvimento do projeto, para sabermos se a instituição está prestando um bom serviço ao público a que esta se destina.

Utilizaremos instrumentos de avaliação, do tipo questionários de satisfação a ser aplicado com os servidores com as seguintes perguntas:
Como você se sente no ambiente de trabalho;
Insatisfeito - Satisfeito - Muito Satisfeito.

Para monitorá-los a melhoria do processo ensino aprendizagens, aplicarão o questionário com os critérios de eficácia do plano de desenvolvimento da escola, através dos pais e da comunidade.

A organização da escola requer a valorização das pessoas que nela trabalham e que dela dependem, por isso requer um relacionamento transparente, sadio mutuamente proveitoso reforçando as habilidades de todos, reforçando valores positivos, promovendo desenvolvimento, bem estar e satisfação da equipe escolar.

Assim como Juliana Naves Fenelon (2004 apud TARDIF, 2002, p. 49): Observa-se que, cada profissional de qualquer área de sua atuação, envolvido no atendimento as crianças e adolescentes precisam está bem preparado profissionalmente e emocionalmente para poder atendê-los melhor.

[...] esses saberes não se encontram sistematizados em doutrinas ou teorias. São saberes práticos (e não da prática: eles não se superpõem à prática para melhor conhecê-la, mas se integram a ela e dela são partes constituintes enquanto prática docente) e formam um conjunto de representações a partir das quais os professores interpretam, compreendem e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões. (FENELON, 2004, p.14).
Deste modo, o homem é capaz de transformar-se diante de uma práxis social, desde que o meio proporcione condições que possibilite tal transformação.

10-CONSIDERAÇÕES FINAIS

O PPP (Plano Político Pedagógico) e o currículo da escola são visto como o documento importante da instituição escolar e, que para isso, tem que ser bem planejado e organizado através do corpo docente, de modo atingir seus objetivos que é o aprimoramento e aplicações das questões: Administrativa, gestão escolar e coordenação pedagógica. O que se pretende dizer é que tanto o ppp e o currículo institucional são documentos sério, que para isso não tem que ser copia de outra escola, pois se baseia na vida escolar de seus alunos e da comunidade onde estão inseridos. Assim que cada indivíduo são diferentes uns dos outros, assim é o currículo de uma determinada escola, pois não são iguais, tem suas características particulares que venha ser diferente uma da outra.

Fala-se muito sobre o ato de planejar no ambiente escolar, que por sua vez faz parte da história do ser humano, tanto no convívio na comunidade como na sociedade de modo geral planejar requer tomada de decisão, compromisso com o currículo da escola e com o desempenho no desenvolvimento intelectual de seus alunos no ambiente escolar, desta forma planejar não é tão fácil, mas não impossível, requer habilidade, estratégia e desempenho da coordenação pedagógica e do corpo docente, exigem determinação de todas as partes envolvidas, para depois colocar em prática o que se pretende, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é, e sempre foi uma preocupação de todas as pessoas envolvidas, na escola e na comunidade.

Hoje em dia o que se fala muito é sobre os cursos de Transversalidade (Transversal), a coordenação pedagógica juntamente com o corpo docente da escola, deveriam sentar e discutir estratégia de como elaborar um plano de curso transversal, visando o aprimoramento de conhecimento ampliado de seus alunos no ambiente escolar. Curso desta natureza facilitaria o desenvolvimento intelectual e cognitivo de seus alunos, proporcionando o entendimento de si mesmo e do mundo. Poderia ministrar cursos como: Saúde sexual, meio ambiente, orientações de transito e outros.

Acredita que o plano de aula de um professor não é igual de outro, pois o mesmo prepara suas aulas baseado através de observações de seus alunos dentro e fora da sala de aula, pois acredita que os mesmos trazem de casa ou da comunidade bagagem adquirida em seu convívio no meio onde vive, e que para isso, o professor tem que ser preparado de conformidade com o grau de intelectualidade de seus alunos, baseados no que eles trazem consigo para o ambiente escolar, observando suas particularidade e dificuldade que possuem, para assim preparar suas aulas. Desta forma o educador se enquadra como profissional moderno, que pretende ensinar aprendendo.

Muitas são as formas de explanar uma aula no ambiente escolar como:
Aula expositiva, que consiste em explorar variados conteúdos, visando maior aproximação de determinadas disciplinas e de diferentes maneiras, tendo uma visão globalizada.

Pesquisa em biblioteca seria outra maneira eficaz de aprimoramento de conhecimento e aproximação das literaturas clássicas de modo geral.

Na questão da inclusão Digital de seus alunos no ambiente escolar, é verificado e ao mesmo tempo notado, que nem todas as escolas na rede escolar municipal possuem estruturas de redes de computadores, quando tem é sucateados e de péssimas condições para seu manuseio, quanto mais computadores para seu uso. Cabe a Prefeitura e a Secretaria de Educação Municipal de Manaus, tomar decisões que venham (re) organizar essa situação que não é muito confortante.

A avaliação da institucional e de seus alunos é algo preocupante da escola, onde procura de maneira democrática, estabelecer critério de aprovação na busca da excelência do ensino escolar, desta forma se preocupam em traçar esforços para atingir objetivos desejados, de forma como o PPP (Plano Político Pedagógico) foi planejado e organizado.

 A organização da escola requer a valorização das pessoas que nela trabalham e que dela dependem, por isso requer um relacionamento transparente, sadio mutuamente proveitoso reforçando as habilidades de todos, reforçando valores positivos, promovendo desenvolvimento, bem estar e satisfação da equipe escolar, educando e comunidade.
Neste sentido a instituição de ensino utiliza-se de instrumento de ação como:
questionários, pesquisas de satisfação, entrevistas abertas e fechadas para saber se a mesma está se organizando adequadamente para atender às necessidades de desenvolvimento integral da criança e adolescente. Para tanto precisa dos pais e da comunidade, participando das reuniões e fazendo o acompanhamento dos seus filhos no convívio escolar.


Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Construindo as Competências na Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 04:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/construindo_as_competencias/?pagina=4