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Reflexão Sobre as Competências e Habilidades que Surgem no Contexto Educacional na Perspectiva do Ensino de Matemática (página 2)


Uma vez iniciada a prática, precisa-se refletir sobre a mesma. É fundamental que a reflexão seja usada como uma ferramenta para melhorar as práticas em sala de aula e em relação a todo ambiente escolar. O professor de matemática deve estar constantemente refletindo sobre o que faz no interior da escola.

Sobre isso Frizzo argumenta que:

... é necessário revisar os nossos currículos, a nossa linguagem e práticas sociais, num desafio de reflexão sobre as condições e sobre modo como o conhecimento é produzido na escola. Para tanto, a operacionalização de qualquer ação requer que se compreenda a pedagogia, contendo visões de mundo que possibilitem produzir e reproduzir esse mundo. (FRIZZO, 1998, p. 63)

A reflexão deve ser a identidade de cada professor de matemática. Cada um tem que ser identificado pelas suas reflexões, ou pelo modo como reflete suas ações.

Uma característica da prática profissional é que ela envolve uma série de ações que os professores de matemática não sabem muitas vezes descrever com precisão evidenciando que existe um saber que se constrói no próprio fazer.

O professor de matemática cria um estilo próprio e pessoal de trabalhar através das experiências, sendo assim ele também cria um estilo próprio de refletir.

O docente deve ser um permanente pesquisador de sua prática, sendo assim um sujeito reflexivo, produtor consciente dos saberes da mesma, ou seja, um sujeito que domina o seu trabalho por meio da pesquisa como princípio educativo.

Refletir na ação é refletir no momento da prática, pois é uma condição para o ser professor, olhar-se no momento da ação. Refletir sobre a ação é retomar constantemente o seu fazer para perceber potencialidades ou falhas no momento da prática docente, possibilitando superação das falhas, ou seja, olhar-se após a ação.

Estas reflexões devem provocar análises, discussões e, em consequência mudanças e transformações, na prática docente, num sentido positivo para a educação.

Segundo Frizzo (1998, p. 142) "... os saberes profissionais se geram a partir da experiência, mas se tornam mais concretos a partir da reflexão sobre estas práticas. Quando falamos de refletir sobre as práticas, falamos de refletir sobre a escola, os alunos e toda a comunidade escolar".

Além de refletir sobre suas práticas docentes, o professor de matemática precisa em primeiro lugar refletir sua principal função, porque apenas para informar não é necessário professor, o mundo da mídia faz isto de modo mais acessível e agradável.

Portanto, refletindo sobre os saberes profissionais no ensino de matemática, entende-se que o professor de matemática deve ser educador e não transmissor de conteúdo é preciso didática, ser pesquisador, dar sentido ao conteúdo, ter objetivo de formar cidadãos críticos, conhecer seus alunos. Quem é professor deve gostar de trabalhar e educar.

É claro que há dificuldades no decorrer da profissão, pois educar e ensinar é complicado, é um mundo de incertezas e de tarefas que envolvem alguns riscos, bem como, como pré- requisito fundamental, paixão pela tarefa de ensinar.

Portanto profissionais com o perfil desejado no ensino da matemática, devem ter como objetivos em si mesmos algumas habilidades ou competências; tais como:

  • Capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, desenvolver relações, conjecturar, argumentar e avaliar.
  • Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas.
  • Domínio dos conteúdos matemáricos e criatividade constante, a seguir, no rol de conteúdos curriculares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objetivos, como propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados.
  • Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet entre outros.
  • Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos.
  • Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino de matemática e aprendizagem.
  • Vivência direta com a instituição de ensino.
  • Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes.
  • Poder formular a sua própria concepção diante das correntes existentes.
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Como referenciar: "Reflexão Sobre as Competências e Habilidades que Surgem no Contexto Educacional na Perspectiva do Ensino de Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 09:13. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/contextoeducacionaldematematica/?pagina=1