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Reflexão Sobre as Competências e Habilidades que Surgem no Contexto Educacional na Perspectiva do Ensino de Matemática (página 3)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Optar por analisar as competências e habilidades do professor de matemática  e seus saberes profissionais, leva-nos a fazer uma reflexão sobre o ser professor e quais mudanças podem e devem ocorrer.

Acredita-se que uma formação adequada é básica para posterior desenvolvimento dos outros domínios do conhecimento do professor de matemática , ou seja, melhorar ou aprimorar metodologias é fundamental, compreendendo dificuldades apresentadas por alunos.

Entretanto, em muitas práticas é necessário uma mudança de metodologia e o amadurecimento de idéias, além do respeito do trabalho do professor de matemática. Sendo que na realidade, tanto o ritmo e o sentido, variam de professor para professor cada qual tem seus saberes e experiências.

Além de ser professor de matemática, tem que ser profissional, porque o profissional não se preocupa somente com o que faz, mas com o resultado.

Os profissionais do ensino de matemática, não podem preocupar-se só com problemas em sala de aula, mas com uma política educacional, que esteja voltada para o bem-estar social da comunidade escolar.

Por estarmos vivenciando a era da informação e da globalização, a impressão que dá é que o processo de educar se torna uma atividade complexa, pois, o conhecimento jamais poderá ser encarado como algo completamente finalizado, e sim como algo que está em plena e constante mudança. Enfim, o desafio de se educar leva o profissional do ensino de matemática a organizar os seus trabalhos de uma maneira que o obriga a adaptar constantemente suas competências, explicitando o compromisso com a humanidade, por isso é que a relação professor e aluno deve ser vista como uma relação de parceria com o objetivo de desenvolver a criatividade e o potencial inovador dos seus alunos.

 


REFERÊNCIAS


CORREA, Vera. Globalização e Neoliberalismo: o que isso tem a ver com você, professor?. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

DEMO, Pedro. Professor do Futuro e reconstrução do conhecimento. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa.13ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1996. Coleção Leitura.

FRIZZO, M. Recriando a interação profissional: a formação de professores de ciências na UNIJUÍ. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998. 208p.

GONSALVES, T. O.; GONSALVES, T. V. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: FIORENTINI, D.; GERALDI, C. M. O.; PEREIRA, E. M. A. Cartográficas do trabalho docente. 2. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2001.
 
MASETTO Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário . São Paulo: summus, 2003.

MERCEDES, M. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: FIORENTINI, D. Formação de professores de matemática. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

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Como referenciar: "Reflexão Sobre as Competências e Habilidades que Surgem no Contexto Educacional na Perspectiva do Ensino de Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 14:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/contextoeducacionaldematematica/index.php?pagina=2