Contexto, Ensino e Didática em História (página 2)
Como aponta Cardoso, através de Chervel, a cultura escolar não é apenas uma simplificação do saber erudito, mas que esta criou muitos saberes para ela mesma e para a academia ao longo do tempo. O autor cita os exemplos de Ésquilo e da ortografia francesa, este último também usado por Bittencourt, que basicamente refletem a influência dos saberes escolares nos científicos.
Bittencourt, ainda, chama atenção ao papel do professor na formação das disciplinas através de sua ação, pois este é o sujeito principal na articulação do currículo real posto em prática. É quem transforma o saber a ser ensinado em saber aprendido. Com a frequente especialização de professores, os mesmos buscam sua identificação em associações, que acabam influenciando a construção de currículos no país.
Como aponta Fonseca, o professor é um dos elementos mais importantes do processo de realização de um projeto educacional. Em seu histórico sobre a disciplina de história, a autora aponta os desdobramentos da política de ensino na ditadura e após o regime, no Brasil:
"Evidentemente, os princípios de segurança nacional e desenvolvimento econômico norteadores da política educacional da ditadura militar chocam-se com o princípio de autonomia do professor, e o Estado passa a investir deliberadamente no processo de desqualificação/requalificação dos profissionais de educação. [...] o Estado passa a se preocupar com a necessidade de revigorar o ensino de educação cívica pela ótica da doutrina de segurança nacional, havendo, como contrapartida, a descaracterização e o esvaziamento do ensino de história nas escolas" (FONSECA, 2008, p. 19-21).
Nesse sentido, era exercida, durante a ditadura, uma forte pressão sobre a produção e a liberdade da cultura escolar a partir do controle das disciplinas humanísticas com ênfase na educação moral e cívica, e por outros mecanismos, privando o saber escolar, como também, o erudito científico das universidades. A implantação de licenciaturas curtas e o crescimento da rede privada são exemplos disso. Com a reformulação de currículos na maioria dos estados brasileiros, no período de redemocratização política, tivemos algumas mudanças significativas no ensino, apontadas por Fonseca, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Consoante ao conceito de cultura escolar que os autores abordados aqui utilizam, principalmente baseado em André Chervel, Cardoso aponta para importância da Didática da História, sendo esta não somente um facilitador de aprendizagem. Os professores e outros profissionais como museólogos, cineastas, jornalistas etc., que trabalham com a cultura histórica, utilizam os conteúdos históricos em suas produções. E, essas produções estão presentes nas mãos dos próprios professores e como referências dos alunos no ensino.
"[...] a Didática da História como uma disciplina que tem por objeto de estudo todas as elaborações de História sem forma científica [...] não estuda apenas o ensino e a aprendizagem da História escolar, mas todas as expressões da cultura e da consciência históricas que circulam dentro e fora de escola" (CARDOSO, 2008, p. 165-166).
A Didática da História busca compreender a cultura e a consciência histórica na sociedade como um todo. Esse espaço não se restringe somente às aulas de História, mas em outras formas de conhecimento como filmes, livros, peças de teatro etc. Nesse sentido, tal didática apontada contribui como mais um fator de autonomia considerável da cultura escolar ao saber universitário.
Assim, as discussões apontadas nesse breve trabalho se destacam como contribuições sobre a importância do saber escolar e as suas aproximações e distanciamentos com o saber acadêmico. O conceito de cultura escolar utilizado reflete as dinâmicas e as potencialidades escolares como meio de produção do conhecimento, que não apenas recebe conteúdos universitários, mas que influencia este segundo também. Cada meio tem sua finalidade, objetivo, métodos e públicos diferenciados.
Referências Bibliográficas
BITTENCOURT, Circe Maria. O que é disciplina escolar? In: Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed., São Paulo, Cortez Editora, 2004.
CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, 2008, pp. 153-170.
FONSECA, Selva Guimarães. Revisitando a História da disciplina nas últimas décadas do século XX. In: Didática e Prática de Ensino de História. 7ª ed., Campinas, Papirus Editora, 2008, pp. 121-126.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106