Você está em Artigos

Práticas Educativas na Formação de Crianças Leitoras na Educação Infantil (página 4)


É necessário que o educador busque permanentemente sua formação, definindo suas práticas educativas, não somente transferindo conhecimentos, mas apontando caminhos à criança, despertando nessa o desejo de caminhar, construir relações sociais. Enfatizamos que é necessária a melhoria na qualidade da ação educativa propriamente dita. Mudanças e avanços são necessários não somente para superar as deficiências na educação, mas levar à construção de novos caminhos e saberes indispensável a qualquer ser humano, em seu trajeto de vida.
O ato de "ensinar" requer do profissional da educação infantil, uma reflexão constante e crítica sobre o seu cotidiano. Buscar aprimoramento, novos saberes, apreender novas estratégias para que sua prática educativa não se torne obsoleta ou venha a cair na mesmice. A prática educativa deve ser sempre ação "reflexão" ação, se necessário reinventá-la a casa dia, tendo como alvo principal o aluno e seus interesses, levando em consideração sua realidade, de modo que o aluno venha futuramente saber adequar suas práticas, seus valores, seus saberes de acordo com o contexto social ao qual está inserido.

Considerando o que foi observado, o que foi executado e o que foi visto nos referenciais teóricos, concordamos com Ferreiro (Apud, GROSSI, 1990, pg. 9) que em seus trabalhos investigativos enfoca que a criança formula suas próprias hipóteses sobre o sistema de escrita, e nestas hipóteses vai evoluindo na leitura, principalmente quando o educador possibilita a vivencia desta criança com a leitura, oferecendo um ambiente onde ela possa ir construindo o que é ler e escrever, e de forma prazerosa. Sendo a escrita e a leitura um objeto sociocultural de conhecimento, é o centro da aprendizagem.

A criança é um sujeito ativo e inteligente, um sujeito pensante, que elabora hipóteses sobre o modo e funcionamento da leitura e da escrita, bem como ela está presente e ativa no mundo que a rodeia. Dessa forma, afirmamos que, como educadores dentro da prática educativa na educação infantil, devemos responder positivamente à problemática: É possível uma criança produzir textos, orais e escritos antes de aprender a ler e escrever?

Ficou claro que aluno e professor são seres sujeitos ativos no processo educativo, e que a prática educativa dentro da educação infantil, realizada em um ambiente adequado e estimulador, onde o professor faz e refaz suas ações voltadas para formação humana, favorece ao aluno a construção de textos orais e escritos, mesmo antes de saber "ler e escrever", formalmente, e com isto vem a surgir um novo tipo de pessoa, cidadã, que tenha possibilidades futuras de superar dificuldades e fazer uma leitura de mundo inovadora.

Dessa forma a prática educativa contribui para o processo de crescimento do aluno, que certamente dará grande contribuição na construção de uma nova cultura como futuro cidadão crítico, não passivo e participante no processo de mudanças. A prática educativa propicia a "construção" do homem como ser humano individual e social.

Finalizamos com uma frase de Gadotti só se aprende quando se gosta, quando se ama o que se estuda. Aprender tem que ser como saborear uma comida gostosa e não ter que engolir uma comida deteriorada. (1998, p. 51)

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
CAMPOS, Dinah Martins de Souza - Psicologia da Aprendizagem, 23ª Edição, Editora Vozes, 1993.
GADOTTI, Moacir.  Pensamento Pedagógico Brasileiro - 2ª Edição, Ed. Ática - (1988).
GROSSI, Esther Pillar, Escolas Infantis - Leitura e Escrita, Série Didática Pós-Piagetiana, Vol. 1, Editora Edelbra, 1990.
LIBANEO, Jose Carlos. Democratização da Escola Pública - A pedagogia critico- social dos conteúdos, Ed. Loyola, 1992.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 5ª Edição, Ed. Cortez, 1992.
RCNEI ? Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Vol.3
SMITH, Alice Paige, Anna Craft & Cols. Desenvolvimento da Prática Reflexiva na Educação Infantil. Editora Arsenal, 2010
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola - Uma Construção Possível. 13ª Edição. Papirus Editora. 2001.

Disponível em
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=secretariaeducacao.gov.com
&meta=&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=+secretariaeducacao&gs_rfai=&fp=
bb0968863bdec45e
- ultimo acesso 08/06/2010
www.futuroeducacao.org.br/biblio/a_revolucao_de_emilia.pdf - Similares - último acesso em 08/06/2010.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Práticas Educativas na Formação de Crianças Leitoras na Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 12/10/2025 às 17:50. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/criancasleitoras/?pagina=3