Você está em Artigos

Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Mudanças e Desafios

Autor: Alexandre dos Santos Lima
Data: 13/05/2020

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados no ensino superior pelas Pessoas com Deficiência (PcD), bem como as mudanças que atravessaram a Instituição de Ensino Superior (IES), após a implementação da Lei Brasileira de Inclusão. Trazendo de forma breve o contexto histórico da inclusão, bem como as legislações que amparam essas pessoas. A pesquisa desenvolvida é de caráter bibliográfico e exploratório.

Palavras-Chave: Inclusão; exclusão, segregação, estigma; ensino superior.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais os principais desafios enfrentados no ensino superior pelas Pessoas com Deficiência (PcD), após a implementação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). E consequentemente apontar os desafios, bem como as mudanças que se atravessam, na Instituição de Ensino Superior (IES).

Há de se destacar que a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), no ensino superior é um dos maiores triunfos e um dos grandes desafios atualmente. Verificamos um novo modo de ver, projetar e configurar, não só a composição estrutural nas universidades, mas como sua dinâmica e abordagem pedagógica. Essas transformações, a partir de um novo modelo no ensino superior ocasionam movimentos sociais maiores, voltados para garantia dos direitos humanos daqueles que por muito tempo foram excluídos destas instituições, desde a educação infantil ao ensino superior.

Vitoriosos não são somente as pessoas com alguma necessidade especial, mas todos que de alguma forma contribuíram para essa causa, como: pais, parentes, amigos, dentre outros, que incentivam a entrada desse seu familiar no ensino superior, e que para além disso, contribui cotidianamente estimulando, criando meios para que esse seu semelhante, venha cada vez mais progredir e se sentir bem num novo contexto social, que requer um processo de adaptação.

Vale destacar que, esse processo de adaptação, não somente atinge o sujeito com alguma necessidade especial, mas todo um grupo de pessoas que irá modificar sua rotina para se adequar a uma nova demanda de horários do mesmo, que implicam em: palestras, visitas técnicas, trabalhos extracurriculares, estágios etc.

O acesso desse novo grupo social nas universidades tende a ter um aumento gradual, onde estes novos ingressantes irão categoricamente selecionar aquela instituição de ensino, que atenda sua necessidade da melhor forma, verificando suas diferenças entre elas, seja num contexto físico, político, educacional, entre outros fatores. Que irão pesar na escolha da instituição de ensino superior.

No Brasil, o processo de inclusão ainda é recente, fazendo com que as instituições de ensino superior, produzam não somente aquilo que por lei é garantido para aqueles que outrora eram exclusos, mas que venham realizar atividades e projetos, visando preparar e aperfeiçoar os docentes para uma atuação adequada diante de algum aluno, que venha ter alguma necessidade educacional especial. Enfatizamos que, não somente esse preparo e aperfeiçoamento deve ser centralizado no docente, mas em todos os colaboradores da instituição de ensino, para que eles possam ser aptos a trabalharem com a demanda exposta a eles.

Do mesmo modo, deve-se trabalhar e preparar os discentes com tal necessidade, a partir de exercícios e projetos, dando a eles oportunidades de se expressarem para que eles, venham juntamente com os docentes progredirem juntos.

O ingressar do estudante com alguma deficiência, já mostram um grande passo dado, desde suas barreiras enfrentadas no ensino fundamental, assim como no ensino médio, e que irão percorrer no ensino superior ainda que, a instituição possua um bom preparo num contexto geral.

Dentro da pesquisa evidencia-se que o processo de inclusão se atravessa por questões políticas, sociais, econômicas, etc.
  Próxima
Como referenciar: "Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Mudanças e Desafios" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 05/08/2020 às 14:13. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/deficiencia_superior/

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA