Você está em Artigos
Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Mudanças e Desafios (página 6)
Ao longo desse trabalho pretendeu-se identificar, os principais desafios das pessoas com Deficiência (PcD), bem como as mudanças que englobaram a Instituição de Ensino Superior (IES), após a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Para tanto a pesquisa narra de forma breve o percurso e o processo de exclusão das Pessoas com Deficiência, qual se faz necessário para chegarmos à noção de inclusão. Há de se destacar quão importante foram as mudanças ao longo das épocas para se pensar sobre uma nova perspectiva para com as Pessoas com Deficiência (PcD).
O estudo teve também como objeto ampliar as informações sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), no ensino superior.
Podemos perceber que o percurso histórico da Pessoa com Deficiência (PcD), ao longo da história, se deu por um processo lento, marcado por exclusões, segregações, discriminações, qual ficaram subordinado à luz do pensamento da época e submetidos até conquistarem o respeito, a igualdade etc.
Como enunciado por Motta (2008) A inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD), requer um trabalho anterior, o de conscientizar a família quanto às reais potencialidades de seu parente, para se se tenha o apoio do familiar nesse processo de inclusão.
A mudança sobre o conceito de deficiente, o qual deixa de ser um atributo da pessoa e passa a ser uma deficiência de acessibilidade da sociedade e Estado, como um inestimável progresso e triunfo a qual a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), lutou durante uma trajetória árdua pela Pessoa com Deficiência (PcD). Qual de acordo com Mendhes (2018), também Fortalece a ratificação da emenda constitucional de 2008 feita pelo Brasil, a partir da convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), tirando a terminologia Portador de Deficiência, pois ninguém portar uma doença, ou carrega uma doença. Instituindo a terminologia Pessoa com Deficiência (PcD), como adequada.
O núcleo de inclusão da Instituição de Ensino Superior (IES), se coloca como peça fundamental, para o processo de inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD). Há de se destacar que a instituição de ensino superior, tem papel indispensável para construção de sociedade inclusiva.
REFERÊNCIAS
ALFABETO MANUAL. IN: Portal Educação. Disponível: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/alfabeto/41153.
BOURGUIGNON, Jussara Ayres. Concepção de rede intersetorial. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/214855137/CONCEPCAO-DE-REDE-INTERSETORIAL.
BRASIL. Constituição Federal (1998). Constituição da República Federativa. DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Aviso Curricular n. 277/96. Brasília, MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Portaria n. 1793/94. Brasília, MEC, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9394/96. Brasília, LDB, 1996.
BRASIL. Lei n. 7.853/89. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. Brasília, DF: CORDE, 1989
BRASIL. Lei n. 10.098 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerias e critérios básicos para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 2000.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei n. 13. 005/2014. Brasília, DF: Senado Federal, 2014.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Lei n. 13.146/15. Brasília, DF: Senado Federal, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC.
CORRÊA, Maria Angela Monteiro. Educação Especial. IN: CORRÊA, Maria Angela Monteiro. Obra completa, Volume 1: Evolução Histórica da Educação Especial. Rio de janeiro. Fundação CECIERJ, 2010, p. 7 – 41. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/a1af164aed3aff470abbd469102d4a12.pdf.
CAVALCANTI, Patrícia Barreto, Et al. A Intersetorialidade enquanto Estratégia Profissional de Serviço Social na Saúde. Periódicos eletrônicos em Psicologia, Santa Cruz do Sul, n.39, 2013, p. 192 – 125. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/barbaroi/n39/n39a09.pdf.
DAMASCENO, Amanda Nara Soares. O estigma na visão de Erving Goffman e o Princípio da igualdade. 2013. Disponível em:https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/artigo/2996/o-estigma-visao-ervin-goffman-principio-igualdade.
DEMEUSE, Marc; BAYE, Adriane. "Measuring and comparing equity in education systems in Europe", Education & Formation, 78, 2008, p. 131-142.
EXCLUSÃO. IN: Priberam Dicionário. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/.
EQUIDADE. IN: Dúvidas de Português. Disponível em: https://duvidas.dicio.com.br/equidade-ou-igualdade/.
EXCLUSÃO. IN: Educação: Conteúdo Educacionais. Disponível em: https://www.educacao.cc/lingua-portuguesa/equidade-igualdade-e-analogia-diferencas-e-significados.html.
GOFFMAN, Erving. ESTIGMA: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. LTC, 2004.
ANGARE. Piso tátil: o que é e tudo o que você precisa saber. Disponível em: https://www.angare.com/blog/conteudo-piso-tatil-o-que-e-e-tudo-o-que-voce-precisa-saber.
LEMOS, Valter. Políticas Públicas de Educação: equidade e sucesso escolar. Sociologia, Problemas e Práticas. N. 73, 2013, p. 152 –169. file:///C:/Users/XANDINHO/Downloads/spp-1383%20(2).pdf.
MAGALHÃES, Fábio Gonçalves de Lima. O papel do Interprete de LIBRAS na sala de aula inclusiva. Revista de Educação e Cultura. São Gotardo, n. VII, 2013, p. 73 – 86. Disponível em: file:///C:/Users/XANDINHO/Downloads/108-430-1-PB%20(1).pdf.
MAZOTTA, Marcos. J. S. A integração. Revista Vivência. Florianópolis, n. 13, 1993, p. 12 – 19.
MARQUES, José Luiz. Interdisciplinaridade na Escola: Entre Teoria e Prática. Web Artigos. 2010. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/interdisciplinaridade-na-escola/34131/.
MOTTA, Lubianca Neves. Caminhos para inclusão da pessoa com deficiência: Estudo de caso no SENAC/RS. Porto Alegre. 2008. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17984/000652904.pdf?sequence=1.
OLIVEIRA, Antônia Soares Silveira. Alunos com Deficiência no Ensino Superior: Subsídios para política de Inclusão da UNIMONTES. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2011. Disponível em:https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2876/3464.pdfsequence=1&isAllowed=y
ONU. Organização das Nações Unidas (ONU). Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com Deficiências: Brasília, 2006.
PIAGET, Jean. La epistemologia de las relaciones interdisciplinares. In APOSTEL, L. BERGER, G., BRIGGS, A. e MICHAUD, G.: Interdisciplinariedad: problemas de la enseñanza y de la investigaciõn en las universidades, México: Associación Nacinal de Universidades e Institutos de Enseñanza Superior, 1ª reed., 1979.
RODRIGUES, Camila. Dez dicas para ter um site acessível a deficientes visuais. 2017. Disponível em: https://pcworld.com.br/idgnoticia2007-06-191161359820/.
Segurança Publica. A necropolítica como paradigma. 2017. Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/segurancapublica/2017/12/a-necropolitica-como-paradigma.html.
SILVA, Cleidiane de Oliveira, et al. A Evolução da Educação Especial no Brasil: Pontos e Passos. Anais do III Congresso Nacional de Educação. Natal, volume 1, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID1304_11082016230920.pdf.
SEGREGAÇÃO. IN: Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/
MENDHES, Tulio. Terminologia no tratamento da Pessoa com Deficência. 2018. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/blog/mao-na-roda/post/terminologia-no-tratamento-da-pessoa-com-deficiencia.html.
TADOMA. IN: Portal Educação. Disponível em:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-lingua-de-sinais-tatil como-comunicacao-e-inclusao-da-pessoa-surdocega/37672.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Mudanças e Desafios" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 11:31. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/deficiencia_superior/?pagina=5