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A Educação Cidadão e os Projetos de Extensão Universitária - Possíveis Caminhos para uma Inclusão Social

Autor: Odacyr Roberth Moura da Silva, Mayra de Figueiredo Nascimento, Victória Amélia Salvino de Oliveira Mafra, Adelice Jaqueline Bicalho
Data: 28/04/2014

RESUMO

 O objetivo deste trabalho é conduzir uma reflexão crítica sobre as potencialidades existente nos projetos de extensão universitária no que tange à promoção da inclusão social através de trabalhos ancorados em uma educação cidadã. Para tanto será utilizado como exemplo ilustrativo o trabalho realizado pelo projeto de extensão "Promovendo a cidadania através da inclusão de pessoas com deficiência". Este projeto, realizado no Centro de Referência e apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI), é direcionado aos usuários do serviço que incluem pessoas com deficiências e seus pais. A equipe multidisciplinar que desenvolveu as atividades é composta por professores e alunos dos cursos de direito, psicologia e sistemas da informação da Univale. As palestras, oficinas e debates realizados durante os oito meses do projeto contribuíram para promover diálogos que permitiram o resgate da cidadania dos usuários do serviço. O Projeto forneceu para pais e filhos um espaço de convivências onde foi possível avançar no sentido do desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes com deficiência, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada um de maneira lúdica, sociocultural e educativa.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Extensão Universitária. Cidadania.

ABSTRACT

The aim of this work is to conduct a critical reflection on the existing strengths in university extension projects regarding the promotion of social inclusion through work anchored in a citizenship education. For that will be used as illustrative example the work of the extension project "Promoting citizenship through inclusion of people with disabilities". This project, conducted by the Center for Reference and supporting Inclusive Education (CRAEDI), is directed to the service users that include people with disabilities and their parents. The multidisciplinary team that developed the activities consists of professors and students of law, psychology and systems of Univale information. The lectures, workshops and discussions during the eight months of the project helped to promote dialogue that allowed the recovery of citizenship of the service users. The Project provided for parents and children living together in a space where it was possible to proceed towards the developing autonomy of children and adolescents with disabilities, based on the interests, needs and potential of each of playful, sociocultural and educational way. Through university extension projects as presented in this work, it is expected that social inclusion of people with special needs to occur not only as a legislative obligation, but as a manifestation of all social reflection (this, result of an education citizen) imbued in their contours.

Keywords: Special Education, Inclusion, University Extension, Citizenship.


RESUMEN

El objetivo de este estudio es realizar una reflexión crítica sobre la potencialidad de los proyectos de extensión universitaria en materia de promoción de la inclusión social a través del trabajo anclado en un potencial de la educación inclusiva. Para tanto que se utilizará como ejemplo ilustrativo el trabajo del proyecto de extensión " Promoción de la ciudadanía a través de la inclusión de las personas con discapacidad. " Este proyecto, realizado por el Centro de Referencia y Educación Inclusiva de apoyo (CRAEDI), se dirige a los usuarios de los servicios que incluyen a personas con discapacidad y sus padres.  El equipo multidisciplinario que desarrolló las actividades consiste en profesores y estudiantes de derecho , la psicología y los sistemas de información Univale. Las conferencias, talleres y debates durante los ocho meses del proyecto ayudaron a promover el diálogo que permitió la recuperación de la ciudadanía de los usuarios del servicio. El proyecto previsto para los padres y los niños que viven juntos en un espacio donde era posible avanzar hacia el desarrollo de la autonomía de los niños y adolescentes con discapacidad, sobre la base de los intereses, necesidades y potencialidades de cada uno de manera lúdica, sociocultural y educativo.

Palabras clave: Educación Especial, Inclusión, Extensión Universitaria, Ciudadanía.

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Como referenciar: " A Educação Cidadão e os Projetos de Extensão Universitária - Possíveis Caminhos para uma Inclusão Social" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/02/2019 às 04:46. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_cidada/