Você está em Artigos
Educacão e Ditadura dos Novos Tempos
Autor: Conceição Carla Rosa
Data: 12/02/2020
Resumo
Este artigo vem apresentar um paralelo entre o cenário de questões sociais vivenciadas nos anos 1970 com o momento atual. Trata-se de reflexão sobre a atualidade brasileira para discutir questões registradas na história brasileira no período histórico da "Ditadura". Considero oportuno trazer essas memórias à tona, já que nesse momento, muitas pessoas acreditam que devamos esquecer esse período. Com esse artigo, pretendo afirmar exatamente o contrário, que esse período não pode ser esquecido e não deve ser retirado da nossa história, mas lembrado, para que nunca se repita. Principalmente neste momento em que vivenciamos medidas políticas autoritárias e arbitrárias como o avassalador corte de verbas na educação, com justificativas insustentáveis.
Palavras-chave: Educação. Ditadura. História.
Introdução
Para iniciar quero esclarecer que não elaboro a escrita deste texto por motivação partidária, mas o processo no qual estamos inseridos nos dias atuais, nos remete ao tempo do movimento da ditadura aqui no Brasil. Questões presentes na atualidade como a legalização do uso de armas, corte de verbas para trabalhadores e estudantes , já são indícios de que devemos nos preocupar em não reproduzir ações que nos levem a um retrocesso, e perda de tudo que conquistamos, como: a liberdade de expressão, conquistas ligadas ao gênero, ascensão feminina, acesso à cultura. O que acontece hoje é pode levar a um sucateamento da educação e cultura no país.
O simples fato de folhearmos um livro que nos remete aos anos "violentos" da ditadura militar no Brasil, o fato de ainda termos o direito de ter acesso a livros que revelam a história do nosso país - como um ato de acesso a verdade - ou à verdadeira história do nosso país, nos faz perceber que temos que parar par pensar, enquanto temos tempo e oportunidade para isso, já que um país sem investimento na educação, na pesquisa, na saúde, jamais obterá sucesso na luta contra a corrupção e índices cada vez mais alarmantes de desemprego e privação de direitos.
Por que a educação foi tão duramente atingida pelos desmandos dos tempos da ditadura no passado e novamente está sendo atingida nos dias atuais, em que igualmente enfrentamos desmandos de um governo autoritário e que, claramente, deixa de investir em políticas de bem-estar social, saúde, educação, cultura?
A educação ainda é o caminho para enxergarmos a realidade a nossa volta. O estudo da Filosofia, da Sociologia e da História nos oferece esse momento de reflexão sobre o mundo. A escola ainda continua sendo o lugar de buscar essa reflexão. Não seria esse o motivo pelo qual ela é tão agredida e desrespeitada? Não seria esse o motivo pelo qual as verbas para os universitários estão sendo retiradas? Não seria esse o motivo pelo qual os professores têm enfrentado uma condição de desrespeito e desvalorização?
Para refletir sobre tais questões este artigo está organizado da seguinte forma: na primeira parte - Reflexões sobre o momento que estamos "presenciando" e algumas considerações que nos levam a novas reflexões.
Como referenciar: "Educacão e Ditadura dos Novos Tempos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 06/10/2024 às 16:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_ditadura/