Você está em Artigos

Educação Tecnológica: um Panorama Histórico

Autor: Oswaldo
Data: 03/04/2014

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo incentivar a educação tecnológica, combater o analfabetismo tecnológico e, sobretudo, a tecnofobia que ainda persiste em nossa sociedade causando danos sociais e econômicos. Também apresenta à importância e o significado da Educação Tecnológica paralela a evolução da indústria e na trajetória econômica do Brasil, contribuindo para o aperfeiçoamento e qualidade dos produtos brasileiros em um mundo cada vez mais globalizado e dividido por blocos econômicos extremamente competitivos entre si. O ensino tecnológico precisa desenvolver-se de forma consistente para que se torne cada vez mais, uma via de acesso segura em direção ao empreendedorismo seja para os cidadãos, promovendo a conquista da cidadania e a democracia, sendo que isso poderá ser adquirido mediante a profissionalização dos egressos da Educação básica, ou seja, cada aluno que conclui o 3º ano do ensino Médio possui um certificado de conclusão de um curso técnico, como por exemplo, Informática, Segurança do Trabalho, Contabilidade, Secretariado, Transações Imobiliárias ou Marketing. As fontes de pesquisa foram  historiadores nacionais e estrangeiros, tais como Edward MacNall Burns e Caio Prado Júnior.

Palavras-Chave:
Educação; tecnologia; sociedade.


1. INTRODUÇÃO

A escolha do tema foi realizada após a reflexão sobre o atual panorama socioeconômico brasileiro e também sobre o atual estágio do capitalismo, ou seja, a globalização dos mercados internacionais, que torna o mundo uma autentica aldeia global, onde um produto pode ser projetado em um país, fabricado em outro, distribuído e vendido em muitos. "No âmbito político mundial o Brasil também ganha importância, isso se deve, sobretudo a seu poder comercial" (BUSCH, 2009, p. 13). Para isso, é necessário mão de obra altamente qualificada, em todos os setores da economia, seja no setor primário secundário ou terciário, para que as empresas montem seu quadro de recursos humanos e atenda a demanda de seus clientes em parceira com seus fornecedores.
                        
O objetivo nesse estudo é refletir e levantar bibliograficamente alternativas concretas, reais, tangíveis, sobre a Educação tecnológica que possuímos no Brasil de hoje, que, através do Sistema S,composto por SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do Centro de Educação Tecnológica Estadual Paula Souza, dos Colégios Técnicos Industriais vinculados a UNESP, e de várias outras escolas particulares, de pequeno, médio e grande porte,que  realizam um trabalho de imensurável importância para a qualificação de mão de obra que serve o mercado nacional.
                  
  Próxima
Como referenciar: "Educação Tecnológica: um Panorama Histórico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 05:33. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_tecnologica_panorama/