A Educação Brasileira com Vistas à Um Desenvolvimento Crescente de Qualidade
Autor: Vagner Moraes Farias
Data: 24/03/2011
Diante das atuais situações, existe uma busca constante quanto à melhoria educacional no Brasil.
Assim, apresento aqui uma série de explanações sobre o assunto que poderão vir a ser analisados para que o pleno desenvolvimento na educação aconteça.
O conhecimento é uma forma de controlar o mundo. Este conhecimento do qual abordo é construído por meio da ação. E a escola vem auxiliar no que tange esta temática.
Porém, temos visto nos meios de comunicação, inúmeros fatores que desencadeiam para uma "ineficiência" de tal prática: a de trabalhar o conhecimento a fim de controlar e administrar nosso meio.
Quem está no meio educacional entende realmente as reais necessidades das escolas atuais. Paulo Freire é um divisor de águas porque apenas não abrange os aspectos relativos à alfabetização, mas também alcança o que é importante para nos formarmos como cidadãos. Desta forma, é imprescindível citá-lo.
Há quem diga que a transformação deva partir dos professores; pois estes têm a percepção de olhar em si mesmos com humildade e assim começar o processo de mudança.
Então, cabe aqui comentar sobre o texto apresentado para análise: Dentro da escola divulgado pela Folha de São Paulo no dia 02 de fevereiro do corrente ano.
A escola brasileira ainda, ao meu entendimento, não reconheceu que deve procurar um caminho. Caminho este que levaria-a desenvolver uma proposta mais centrada na realidade.
Observemos o que diz Paulo Freire:
Educar não é mera transferência de conhecimento, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão não terá eficácia.
Com isso a escola necessita estimular a aprendizagem do aluno, despertando a curiosidade e encontrando meios de motivá-lo para que o estudo se torne mais interessante.