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Educação Corporativa: A Atuação do Pedagogo Além dos Muros das Escolas (página 4)

Conclusão

As transformações ocorridas no mundo ao longo da história receberam influencia direta do capitalismo como modo de produção que sempre influenciou no modo de vida e nos modelos de gestão expostos anteriormente no trabalho. Observa-se ao longo da história a dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, onde o trabalho manual sempre foi visto como inferior.

Com as revoluções tecnológicas vividas até então, viu-se uma valorização da mão de obra do operário e ao mesmo tempo exigiu-se mais dele, pois a sociedade agora valoriza o conhecimento como ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Nessa sociedade do conhecimento, o empregado, antes valorizado por sua força braçal, é valorizado agora por sua capacidade de colocar em prática da melhor maneira possível os conhecimentos adquiridos durante sua trajetória, garantindo desenvolvimento da organização que trabalha. As qualificações e conhecimentos adquiridos unidas à capacidade de colocá-las em prática é que garantirão a empregabilidade. Essas novas exigências trazem consigo novos valores, modos de vida, comportamentos, atitudes e modelos de educação, já que o modelo anterior torna-se insuficiente para atender as novas exigências do mercado.

É para garantir esse desenvolvimento a partir do capital intelectual de seus empregados que as empresas investem cada vez mais em Educação Corporativa aliadas à figura do pedagogo com o propósito de pensar estrategicamente e ter habilidades para as relações humanas, desenvolvendo projetos educacionais que visem facilitar o aprendizado por parte dos funcionários, adequando a linguagem comercial às várias modalidades de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória. Para isto o pedagogo contará com a Universidade Corporativa como ferramenta de aplicabilidade das ações de desenvolvimento aliadas às novas tecnologias em favor da educação. 

Para isso, o pedagogo deve ter uma formação crítica e ter a consciência de que na sociedade do conhecimento deve-se formar indivíduos não apenas para atender aos interesses do mercado e das empresas. Essa educação que vem desde as séries iniciais deve desenvolver cidadãos críticos, através da integração entre educação geral e específica em que preocupe-se não apenas com a formação do trabalhador, mas do ser político e humano, que tenha compromisso com a transformação social, que não aceita a ideologia alienada das empresas que visam conformar seus empregados a trabalharem muito e ganharem pouco e se culparem por não atenderem às exigências que o mercado impõe.

REFERÊNCIAS

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RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial ? a atuação do pedagogo na empresa. Rio de Jeneiro: Wak Editora, 2003.

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Como referenciar: "Educação Corporativa: A Atuação do Pedagogo Além dos Muros das Escolas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 24/10/2025 às 10:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaocorporativa/?pagina=3