Você está em Artigos

Educação e Sociedade (página 3)

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tanto a sociedade, quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Mas, como foi relatado ao decorrer deste trabalho, elas dependem de outros fatores para que esse desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como,  por exemplo, da política. Esta poderia valorizar mais a educação, fazendo com que a segurança tome conta das escolas, ao invés da violência, dando mais respaldo à educação para que essa cumpra o seu papel de caminhar com a sociedade, fazendo desta agente de seu processo.

As duas ainda têm muito para melhorar. Essa melhoria acontecerá quando a escola se unir com a sociedade, porque dessa maneira irão se dar conta de que estão sendo manipuladas pela camada mais elevada da sociedade, resolvendo reivindicar os seus direitos, deixando de conviver com a educação desordenada, passando a refletir e criticar para erradicar com as necessidades que a educação da atualidade tem encontrado, fazendo assim uma perfeita ligação entre teoria e prática.

Para os seres pensantes a educação sempre foi a prioridade do mundo. Porém, falta ela ser prioridade dos "governantes". Para que isso ocorra é necessário que nos preocupemos nos momentos em que acontecem as eleições, dando mais dedicação para a escolha do que oferecer o melhor para a educação, porque só assim estaremos contribuindo para um melhor futuro de nossa sociedade. Pois, temos que pensar nos nossos sucessores, os quais irão necessitar de uma educação de qualidade para conviver melhor com os outros cidadãos.


5 REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/21996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. São Paulo: Editora do Brasil S/A.

COSTA, Marisa Vorraber. Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP & A, 2002. p. 18.

KONDER, Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 112. Disponível em: <http://portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteúdo>. Acesso em: 22 maio 2010.

 

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. p. 14.


MORIN, Edgar. Educar na era planetária. São Paulo: Cortez, 2003. p. 105.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Educação e Sociedade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 21/09/2020 às 09:52. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaoesociedade/?pagina=2

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA