Você está em Artigos

Educação Matemática: Uma Negociação em Sala de Aula (página 2)

Este artigo adéqua elementos que descrevem fatores que possam desenvolver reflexões nas práticas educativas para o ensino da matemática, reconhecendo que o puro "fazer" matemático não mais cabe para quem ensina, para quem aprende e até para quem utiliza a área da matemática com fonte de conhecimento e aprendizagem. Tratar o ensino da matemática como Educação Matemática é promover um desequilíbrio nesta realidade tão distante do contexto do aluno e de seu ensino e aprendizagem, e, assim, propondo novos paradigmas através de mecanismos mais consistentes na aprendizagem trazendo o elemento negociação como instrumento de construção no educar da matemática. Neste contexto de negociação, o professor necessita se posicionar como um negociador deste processo e desenvolver uma importante estratégia de posicionamentos, de idéias, de conhecimentos, de atitudes, de confiabilidade e de práticas educativas, onde neste sentido (Inhelder, 1996) menciona: "... neste enfoque complementar, o papel do professor é prover argumentos suficientemente consistentes para que o aluno aceite negociar para obter melhores resultados ou diferentes soluções para a resolução do problema, ou seja, fazer mais para conhecer mais".

Em vista disso, apresentar a negociação dentro do enfoque da Educação Matemática é promover a valorização do professor neste processo de mudança no contexto educacional, e através de seus novos papéis dentro desta inquietante procura de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática, construir mecanismo para fazer a diferença em suas ações e promover melhorias nas condições do ensino de forma contextualizada, inteligente, criativa e atraente, estabelecendo relação entre a Matemática e o mundo fora dela, desenvolvendo habilidades para aplicar os conceitos matemáticos para solucionar problemas e visualizar a aplicabilidade da Matemática escolar na sua vida profissional como também no meio social e político em que vive. E, também, por que não, contribuir no entendimento e na qualidade do ensino-aprendizagem da matemática em nossas escolas e na conexão entre a Matemática escolar e a Matemática presente em situações do cotidiano.

Referências:

BARBOSA, Nanci Rodrigues. Mediação e Negociação de Sentido em Práticas de Educação a Distância Voltadas à Formação Profissional. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2004.
D?AMBROSIO, Ubiratan. Paz, Educação Matemática e Etnomatemática: Teoria e Prática da Educação. Revista Teoria
e Prática da Educação. Maringá/PR: vol. 4, nº 8, junho 2004.
GOLDBERG, Marco César. Educação e qualidade: repensando conceitos. Revista brasileira de estudos pedagógicos: São Paulo, 1998.
INHELDER, B. Da lógica da criança a lógica do adolescente. Revista Pioneira Programa de coleta seletiva-Petrobrás/E&P RNCE, São Paulo, 1996.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
PIAGET, (S.S.) Aprendizagem e conhecimento. In: PIAGET, P. & GRECO P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.


BARUFI, Maria C. Bonomi. A construção/negociação no curso universitário inicial. Tese de doutorado.  São Paulo: USP, 1999.
BERBEL, Neusi A. Navas. As dimensões da relação aprender-ensinar. Londrina: UEL, 2001.
NEALE, Margaret A.; BAZERMAN, Max H.. Negociando Racionalmente. São Paulo: Atlas, 1995.
PIAGET, J. Psicologia e Epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
WATKINS, Michael. Negociação. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Sites

Chagas, E. M. P. Figueiredo (2001). Educação Matemática na sala de aula.
       http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/31.pdf
David, M. M. S. (1995). As possibilidades de inovação no ensino-aprendizagem da matemática elementar.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Educação Matemática: Uma Negociação em Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 11:11. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaomatematicanegociacao/index.php?pagina=1