Os Problemas do Fracasso Escolar em Nossa Sociedade
Autor: Adriane Masiero
Data: 11/11/2009
O fracasso escolar de crianças e adolescentes do ensino fundamental é tema de pesquisas e estudos com grande relevância, especialmente entre crianças e adolescentes de escolas públicas, pois estas apresentam os piores índices estatísticos de avaliação do ensino. Com a obrigatoriedade escolar, tem-se percebido consideráveis aumentos de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, isso se deve à abertura e a possibilidade de ingresso de uma classe social desfavorecida, que antes não tinha o acesso à educação escolar gratuita.
Sabemos que existem muitas relações entre o fracasso escolar de alunos de escolas públicas ou de meios sociais excluídos, isto não quer dizer que estaremos agindo de forma preconceituosa ao analisarmos esse grupo social.
Ferreiro, Emília - 1986, em seu livro A Psicogênese da Língua Escrita, relata uma pesquisa com crianças em fase de alfabetização e destaca as diferenças de níveis de conceituação da aquisição da linguagem escrita entre crianças oriundas de camadas sociais menos favorecidas, comparadas a outras classes sociais. Esta diferença nos faz refletir sobre a questão e buscar explicações para o fato.
Relacionaremos a dificuldade aqui sugerida às questões da afetividade como principal fator de intervenção no desenvolvimento cognitivo e a gênese da formação da inteligência. Mas não consideraremos como única causa do fracasso escolar. Consideramos afetividade como todos os sentimentos que permeiam nossas ações, sejam eles positivos ou negativos (amor, ódio, alegria, tristeza, prazer, dor, satisfação, decepção, etc.).
O fracasso escolar inicia-se desde cedo, ainda no seio familiar a criança desenvolve suas estruturas cognitivas e afetivas que serão a base para o sucesso ou o insucesso nas aprendizagens, tanto escolares, como extra-escolares. Segundo Piaget, 1896 em seu livro, o Nascimento da Inteligência, relata que o bebê com apenas alguns meses, demonstra emoções ao sorrir. Apesar de ser um comportamento adquirido de forma hereditária, demonstra os primórdios do reconhecimento que irá evoluir como um sinal social. Este reflexo motor demonstra que as emoções e prazeres iniciam-se no período sensório-motor, evoluindo para comportamentos intencionais, que segundo Piaget, esses comportamentos comprovam o nascimento da inteligência por volta do seis meses de idade. Portanto, uma criança que recebe os cuidados necessários para seu desenvolvimento sadio ainda bebê, tem maiores chances de um desenvolvimento cognitivo e afetivo apresentando condições mais adequadas de adaptar-se à escola vivendo plenamente todas as oportunidades de crescimento continuo.
Piaget não desenvolveu grandes pesquisas sobre a afetividade, mas os seus escritos sobre o tema nos fazem compreender melhor a importância do tema diante do desenvolvimento cognitivo. Segundo ele, não existe aprendizagem sem afeto e não existe afeto sem aprendizagem. Um depende do outro e os dois juntos constroem a base do desenvolvimento cognitivo. São indissociáveis. A afetividade interfere no funcionamento da inteligência estimulando-a ou retardando-a através de sentimentos agradáveis ou desagradáveis. A motivação e o interesse aceleram a aprendizagem, enquanto que perturbações e emoções negativas retardam ou impedem. A afetividade impulsiona a aprendizagem e o interesse pela descoberta do objeto, considerando-se assim a assimilação. Já a acomodação, é o ajuste das estruturas cognitivas do pensamento advindas do objeto. Ou seja, a aprendizagem ocorre quando há um objeto um sujeito e as relações entre os mesmos. Na prática, podemos dizer que a aprendizagem ocorre quando as estruturas cognitivas estão em equilíbrio com as emoções. As emoções, assim como a inteligência são aprendidas a partir do meio, sendo necessário o amadurecimento de ambas para que ocorra a adaptação.
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