Os Problemas do Fracasso Escolar em Nossa Sociedade (página 2)
As crianças que não recebem afeto familiar e social, não são compreendidas e aceitas na sua individualidade apresentam mais dificuldades de relacionamentos interpessoais e consequentemente defasagens na suas aprendizagens.
O fracasso escolar não se refere somente a repetências, desistências ou dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. A escola em sua proposta democrática e social apresenta conteúdos que vão além das aprendizagens de conteúdos comuns obrigatórios. Busca desenvolver habilidades para que a criança ou o adolescente possa conviver e relacionar-se em uma sociedade, com igualdade de condições. Diante deste aspecto, o aluno deve aprender tomar decisões, criticar, planejar, organizar e muitas outras habilidades que serão essenciais para seu sucesso tanto profissional quanto pessoal. A afetividade é um importante fator para a contribuição da aprendizagem dessas habilidades já que estas estão intimamente ligadas às emoções.
Arantes, Valéria Amorim, 2003, em seu Livro A Afetividade na Escola, expõe que os problemas de aprendizagem na escola declaram que há algo errado na educação. A violência, agressividade, indisciplina, falta de interesse são sintomas de problemas afetivos e prejudicam a aprendizagem.
Segundo Freud, a participação dos pais e fundamental para o desenvolvimento sadio da mente da criança. E educá-las é decisivo para a construção do lugar da criança no mundo. É de responsabilidade dos pais tais problemas, já que estes tem uma participação importante na estrutura da mente. Mas deixaremos claro que os problemas de aprendizagem não são culpa dos pais, pois esses participam de forma inconsciente na educação dos filhos e carregam conceitos e preceitos de longos anos. Uma criança que convive em um ambiente familiar conturbado ou em uma família desestruturada (a situação socioeconômica em condições de classe subalterna gera uma vida sofrida, desumana, privada de informações), está carente não apenas de aspectos materiais, mas de esperanças, de cuidados, de estímulos, o que pode retardar o amadurecimento de estruturas necessárias ao aprendizado.
Em nossa sociedade, o trabalho é um meio de sobrevivência e imprime uma realidade complexa. Os pais, na grande maioria, deixam de oferecer uma educação familiar aos seus filhos, delegando esta a instituições educadoras, que não conseguem suprir esta carência. Ficando os filhos com brechas afetivas e cognitivas. Gerando problemas de aprendizagem ou sintomas que prejudicam a aprendizagem, muitas vezes, antes mesmo de freqüentarem a escola. O fracasso escolar já está decretado mesmo antes da criança conhecer a realidade de uma educação formal.
A escola e alguns profissionais da educação também contribuem para o fracasso escolar, já que é um meio de exclusão social mascarada. Ao reprovar um aluno, além de afastá-lo da instituição escolar, deixa marcas de fracasso individual, gerando conflitos pessoais e emoções negativas no aluno. Essas emoções interferem diretamente no desenvolvimento cognitivo e afetivo. Além do que, a escola ainda apresenta uma dualidade sobre a aprendizagem, valorizando os aspectos racionais em detrimento dos emocionais, o que fortalece a exclusão e fortifica o fracasso.
O problema aqui apresentada, não busca remeter a culpa do fracasso escolar do aluno nele mesmo, nem na família ou na escola. Mas busca encontrar explicações e possíveis soluções para o evento. Sabe-se que a educação tem dado pouca importância para o desenvolvimento afetivo em vista disto, encontramos crianças e jovens com problemas existências e comportamentais, com nenhum interesse pelo aprendizado escolar ou com sérios problemas de aprendizagem, sintomas de uma sociedade em desequilíbrio.
Bibliografia:
ARANTES, Valéria Amorim. A afetividade na escola. São Paulo, 2003
COSTA, Dóris Anita Freire. Fracasso escolar: diferença ou deficiência? Porto Alegre 1994.
FERREIRO, Emilia. A psicogênese da língua escrita. 1986
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, 1896.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106






























