Causas do Fracasso na Alfabetização (página 4)
Mas para que essa formação seja de qualidade, os currículos dos cursos de Pedagogia precisam ser revistos e reformulados a fim de englobar também a realidade concreta de sala de aula. Já que os nossos cursos dão mais destaque as questões teóricas, deixando de lado a prática docente.
Com relação às crianças que não aprendem Perrenoud acredita ser preciso uma Pedagogia diferenciada, ou seja, a individualização do ensino fazendo "... com que cada aprendiz vivencie, tão freqüentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem". (PERRENOUD, 2000, p.9). Porém, para colocar em prática a diferenciação do ensino, precisa-se modificar profundamente a escola, o que não é fácil, já que diferenciar o ensino é "... lutar para que as desigualdades diante da escola atenuem-se e, simultaneamente, para que o nível de ensino se eleve". (Ibid, 2000, p.9). Com a individualização do ensino, deve-se buscar acabar com as desigualdades dentro da escola, fazendo com que todos tenha as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Para acabar com o fracasso escolar na alfabetização, ou diminuí-lo significativamente, é essencial que se faça uma mudança em todo o âmbito educacional. A escola precisa mudar seus métodos para atender esses alunos provenientes das camadas populares, sem gerar mais discriminação e preconceito, dando oportunidades iguais para todos. Já os cursos de Pedagogia necessitam reformular sua grade curricular a fim de abordar melhor a prática docente, oferecendo subsídios para os professores desenvolverem práticas alfabetizadoras que levem seus alunos a aprenderem de fato a ler e a escrever.
Referências:
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