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Causas do Fracasso na Alfabetização (página 4)

Mas para que essa formação seja de qualidade, os currículos dos cursos de Pedagogia precisam ser revistos e reformulados a fim de englobar também a realidade concreta de sala de aula. Já que os nossos cursos dão mais destaque as questões teóricas, deixando de lado a prática docente.

Com relação às crianças que não aprendem Perrenoud acredita ser preciso uma Pedagogia diferenciada, ou seja, a individualização do ensino fazendo "... com que cada aprendiz vivencie, tão freqüentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem". (PERRENOUD, 2000, p.9). Porém, para colocar em prática a diferenciação do ensino, precisa-se modificar profundamente a escola, o que não é fácil, já que diferenciar o ensino é "... lutar para que as desigualdades diante da escola atenuem-se e, simultaneamente, para que o nível de ensino se eleve". (Ibid, 2000, p.9). Com a individualização do ensino, deve-se buscar acabar com as desigualdades dentro da escola, fazendo com que todos tenha as mesmas oportunidades de aprendizagem.

Para acabar com o fracasso escolar na alfabetização, ou diminuí-lo significativamente, é essencial que se faça uma mudança em todo o âmbito educacional. A escola precisa mudar seus métodos para atender esses alunos provenientes das camadas populares, sem gerar mais discriminação e preconceito, dando oportunidades iguais para todos. Já os cursos de Pedagogia necessitam reformular sua grade curricular a fim de abordar melhor a prática docente, oferecendo subsídios para os professores desenvolverem práticas alfabetizadoras que levem seus alunos a aprenderem de fato a ler e a escrever.

Referências:

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FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 15ªed. São Paulo: Cortez, 2004.

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PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. 1ªed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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SAWAYA, Sandra Maria. Alfabetização e fracasso escolar: alguns pressupostos da concepção construtivista. Disponível em: <www.scielo.br> Acesso em: 21/11/2008.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Disponível em: <www.cereja.org.br> Acesso em: 25/11/2008.

Linguagem e escola. Uma perspectiva social. 8ªed. São Paulo: Ática, 1991.

WEBER, Demétrio. Relatório da Unesco mostra deficiências na educação. O globo. Rio de janeiro, 25 nov. 2008. O país. p. 9.

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Como referenciar: "Causas do Fracasso na Alfabetização" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 06/05/2024 às 17:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/fracassoalfabetizacao/index.php?pagina=3