Você está em Artigos

Funções da Avaliação Escolar (página 4)



3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo deste trabalho foi apresentar a nova visão da avaliação escolar, onde os alunos passam a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, que passa a assumir novos papeis buscando identificar os conhecimentos adquiridos ao longo da etapa escolar, bem como as dificuldades que cada educando vem apresentar.

A avaliação escolar fornece informações muito importantes para o educador, pois a partir das respostas dadas pelos alunos o professor consegue reavaliar alguns conceitos e muitas vezes repensar a sua didática de trabalho, para que assim haja um maior aproveitamento da turma e uma troca de conhecimentos entre colegas e educadores.

A partir dos estudos de Bloom, a avaliação possui três funções principais, que consiste em função de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para planejar incutindo o conhecimento anterior de cada um, também tem como função a avaliação formativa que preza controlar verificando se os alunos estão atingindo os objetivos propostos anteriormente auxiliando o professor na identificação de deficiências, e por último temos a função somativa que tem como objetivo a classificação dos alunos no final de um módulo ou curso de acordo com o rendimento de cada aluno.


REFERÊNCIAS

Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_04.pdf
Acessado em 20 de junho as 19:49.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalhoacessado em 20 de junho as 18:10.


Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Funções da Avaliação Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/03/2024 às 01:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=3