Você está em Artigos

Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 11)


Em relação às disposições legais, o relatório do MEC avaliou, conforme descrito abaixo:

O currículo do curso avaliado apresenta coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação (Licenciatura) em Pedagogia; o estágio supervisionado é contemplado em rotinas e orientação satisfatórias à sua plena realização; Quanto à carga horária legal para a realização do curso, o projeto apresenta plano suficientemente articulado em 08 períodos letivos semestrais. Os espaços destinados às atividades pedagógicas não dispõem de todas as adaptações adequadas aos portadores de necessidades especiais de locomoção, as salas de aula do curso estão situadas no terceiro piso cujo acesso se dá exclusivamente por escadas. Os trabalhos de conclusão de curso são consoantes com as diretrizes curriculares e são realizados em conformidade com o projeto do curso. O NDE está formalmente instalado e desempenhando suas funções. Esta comissão tendo realizado as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste relatório e considerando também os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente (Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e este instrumento), atribuiu os seguintes conceitos por Dimensão: Dimensão 1 (3,3); dimensão 2 (3,3) 3 dimensão 3 (3,3). A comissão avaliou que o curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Ponta Porã apresenta perfil de qualidade satisfatória. (Relatório do MEC, 2009)

Pode-se concluir do relatório avaliativo realizado pelo MEC, que o Curso de Pedagogia atendeu às exigências previstas nas diretrizes e normas legais, devendo promover a iniciação científica da pesquisa, que ainda foi considerada como incipiente na IES.
O próximo Capítulo deste estudo irá analisar o parecer dos profissionais e discentes que atuam no curso de pedagogia sobre a avaliação institucional de maneira geral.


4. O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS E DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Este capítulo tem o objetivo de analisar os dados das entrevistas aplicadas aos profissionais e discentes que atuam no Curso de Pedagogia das Faculdades Magsul. Lembra-se que a pergunta condutora que norteia este estudo visa responder a seguinte questão: Em que medida a avaliação institucional interna e externa contribui para o crescimento do Curso de Pedagogia?  Para tanto, aplicou-se um questionário com perguntas abertas aos profissionais e discentes da Pedagogia. Foram aplicados questionários para 10% dos acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestre, Diretor da IES, Coordenadora Pedagógica, para três professores do curso e também para os integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Realizou-se também entrevista oral com os diretores da IES, da qual se anotou as opiniões sobre a aplicação das avaliações realizadas pelos órgãos oficiais. Os questionários aplicados se encontram nos apêndices do trabalho.
  
4.1 Entrevistas aplicadas aos acadêmicos

As entrevistas foram aplicadas aos acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestre, sendo dez questionários por semestre, oito alunos do 3º responderam às perguntas. Quando indagados se conheciam a avaliação institucional, sete responderam que conhecem e um afirmou não conhecer. Segundo os alunos esse tipo de avaliação é de fundamental importância, pois todos os segmentos da instituição poderão se auto avaliar para melhor atender os acadêmicos, melhorar a qualidade de ensino e também a qualidade de atendimento por parte dos professores aos acadêmicos.

Citaram nas entrevistas que para melhoria do curso é necessário organizar o horário para que as aulas não fiquem seguidas e cansativas, sugeriram verificar as provas bimestrais, pois, sempre apresentam erros de impressão. Um outro aspecto observado é a viabilização de mais palestras, congressos, viagens, aulas mais dinâmicas, espaço físico mais confortável,  aulas que enfatizem e prepare para o estagio, desenvolver mais a interdisciplinaridade, clareza na explicação dos conteúdos, organização das médias bimestrais, cascalhamento do estacionamento. Afirmaram que as mudanças ocorrem por curto tempo e depois os professores voltam agir da mesma forma, cometendo os mesmos erros.

Os acadêmicos do 5º semestre, três acadêmicos não responderam às perguntas e sete responderam conhecer a avaliação institucional do curso de pedagogia, consideraram a participação como boa, segundo eles a avaliação contribui para o crescimento do curso, pois assim, os professores podem rever seus métodos de ensino, mudar certas atitudes em sala de aula, as melhorias a serem feitas no curso, são relacionadas mais especificamente ao que diz respeito às diferenças de cada aluno, enfatizaram o estágio, reivindicando mais horas afirmando que o mesmo é muito importante.

Dos acadêmicos do 7º semestre, treze responderam os questionários, dois responderam não ter conhecimento da avaliação institucional, onze responderam que conhecem. Disseram que com a avaliação houve um crescimento do curso, os professores melhoraram o desempenho em aula, o relacionamento aluno e professor. Em relação à parte física, avaliaram que precisa melhorar os seguintes aspectos: ar condicionado, cadeiras, projetores multimídias, computadores novos, giz, Dvd`s, bebedouro, ventiladores, um laboratório de informática no prédio onde funciona o Curso de Pedagogia, mais união entre os semestres, mais comunicação entre professores e acadêmicos.

Analisando as entrevistas verificou-se que 80 % dos alunos têm conhecimento da avaliação, acreditam que vem a somar para as melhorias do curso e da instituição, notou-se que os anseios são semelhantes para todos os semestres, como melhorias na parte física, pedagógica do curso, classificando o curso de maneira geral como bom.
 
4.2 Entrevistas aplicadas aos Diretores da IES

De acordo com os diretores a avaliação institucional é uma política que visa conhecer a seriedade e organização dos cursos e com isso, a IES passa a atender as exigências procurando fazer o melhor. Relataram que as maiores dificuldades são no tocante ao atendimento das exigências feitas em relação à parte física, e também em conseguir contratar professores com a titulação de mestres e doutores.

Apontaram que as avaliações feitas pelo MEC, "nos obrigam a atender determinados parâmetros e com isto há um crescimento significativo para a instituição". Como exemplo, a construção de rampas para portadores de necessidades especiais, colocação de lâmpadas de emergência, etc... Por outro lado, mencionaram que a avaliação estabelece padrões gerais que muitas vezes não atendem às necessidades locais. Ou seja, a IES Magsul é de pequeno porte e é avaliada com os mesmos parâmetros que outras IES do país que apresentam categorias diferenciadas. Em relação à prova do ENADE, o curso de Pedagogia tem que apresentar uma nota alta, para ser considerado um curso bom, e é essa avaliação que irá determinar a avaliação subsequente realizada pelo MEC e que irá permitir novos rumos para a IES.

Os diretores enfatizaram que há dois tipos de avaliação a interna e a externa, a externa é feita pelo MEC e a interna e feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), avaliando docentes e discentes e técnicos administrativos e ex-alunos, ainda verificando a aceitação da instituição pela comunidade.

4.3 Entrevistas aplicadas aos professores

Segundo os professores todos conhecem e já participaram da avaliação institucional, por meio de diálogos com os responsáveis pela avaliação. Reconheceram que a avaliação contribui muito para o crescimento do curso de Pedagogia, pois é necessário avaliar o ensino  e a aprendizagem, para desenvolver a reflexão sobre o que esta sendo ensinado. Ponderaram que ainda precisa melhorar os seguintes quesitos: Seleção para o ingresso no curso, materiais didáticos adequados e os critérios para avaliar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

4.4 Entrevista aplicada à Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia

A coordenadora afirmou ter conhecimento da avaliação institucional, na qual participou dando sugestão sobre alguns itens que foram questionados. Segundo ela a avaliação contribui para o crescimento do curso, porque através da avaliação feita aos acadêmicos pode-se perceber o olhar deles e através da reflexão redirecionar o trabalho dos professores no curso. Apontou que as dificuldades encontradas são em relação a alguns acadêmicos que têm receio ao expor-se à avaliação. Segundo a coordenadora o que precisa melhorar no curso é a formação continuada para que os grupos de professores sigam a mesma metodologia cientifica.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 20/10/2025 às 02:31. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestaoepoliticanaeducacao/?pagina=10