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Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 12)

4.5 Entrevistas aplicadas aos membros da CPA

Segundo os membros da CPA o Curso de Pedagogia não tem nenhum diferencial na avaliação em relação aos outros cursos, pois eles são avaliados da mesma maneira, seguindo as diretrizes de avaliação superior do MEC. Apontaram a realização da avaliação como de suma importância, pois é feita internamente pela comunidade acadêmica atendendo assim a todas as particularidades. A maior dificuldade encontrada por eles é a questão do tempo, pois as atividades demandam muito tempo para realização. Concordaram que precisa melhorar a estrutura física, mas enfatizaram que esta sendo feito os processos necessários nesse sentido.

Verificou-se das entrevistas aplicadas aos profissionais e discentes do Curso de pedagogia que a avaliação institucional é conhecida por todos e reconhecem a importância da sua aplicação para o bom desempenho e melhoria da instituição. O aspecto que precisa ser melhorado e que foi destacado nas entrevistas é a necessidade de melhorias na parte física da instituição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao finalizar esta pesquisa, é hora de proceder a uma reflexão sobre os aspectos que influenciaram a sua construção e avaliar os caminhos percorridos em tão árdua, mas gratificante tarefa. Assim, verifica-se que este trabalho monográfico foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica/documental e foi desenvolvida uma pesquisa de campo onde foram feitas entrevista com diretores, professores, coordenadora pedagógica, acadêmicos e membros da CPA, na qual foi enfatizada a avaliação institucional interna e externa.  Desta análise constatou-se que tudo é baseado nas políticas governamentais do país, ou seja, o governo organiza e formula reformas e ampliações, a qual se dá através dos órgãos federais, sendo o MEC, o principal mentor dessas políticas, na função de organizar, analisar e avaliar as ações. Verificou-se, de acordo com Romano (1999) que essas políticas são implementadas, seguindo também as orientações da lógica do mercado, para atender as exigências globais de avaliação educacional e também, atestar a qualidade dos padrões exigidos, para o desenvolvimento educacional.

Com a reflexão histórica do processo de estruturação do ensino superior no Brasil, realizada no primeiro capítulo verificou-se a sua forma de organização política e administrativa, os impasses, alterações e reformas pelo qual passou desde a época colonial para chegar ao nível que se encontra hoje. Notou-se que a reforma universitária nos moldes propostos pelos organismos internacionais e pelo Governo Federal, ainda não foi implementada na sua totalidade, em parte, devido à ação dos movimentos sociais organizados de estudantes, professores e técnicos, que são resistentes aos mecanismos que avaliam as IES, segundo a lógica do mercado. E que as proposições dos atuais governos pouco diferem do modelo anteriormente adotado.

Com o conteúdo tratado no segundo Capítulo pode-se avaliar a política educacional do Ministério da Educação (MEC), sobre a avaliação institucional aplicada nas Instituições do Ensino Superior (IES), conhecer e compreender esse mecanismo de avaliação e o seu desdobramento, em particular no curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL. Da análise realizada na IES, verificou-se os dois âmbitos da avaliação, a interna e externa, resultando que esses dois âmbitos fornecem um conjunto articulados de informações que permitem diagnosticar os problemas e promover ações no sentido de favorecer a organização e gestão da Faculdade, estendendo-se essas ações ao Curso de pedagogia. Por outro lado, a política do MEC revela a padronização da avaliação, aplicando a mesma forma de avaliação em instituições que apresentam estruturas administrativas e pedagógicas diferenciadas, Assim, nas Faculdades Magsul, vislumbra-se que a CPA, funciona como uma instituição auxiliar para atender aos objetivos do PDI, cujo trabalho é o de implementar as metas para o desenvolvimento da IES. Resulta que das orientações nacionais coordenadas pelo MEC, procede-se aos mecanismos de trabalho interno da Faculdade para promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade dos cursos, sendo que o Curso de pedagogia é parte da engrenagem geral dos dois níveis de avaliação: interna e externa.

A pesquisa apontou que a tendência da IES é ampliar e melhorar as condições de atendimento e oferta de educação, as ações e procedimentos paulatinamente vão buscando soluções e empreendimentos para solucionar os problemas. Portanto, avalia-se que a função da CPA, se reveste de importância, na medida em que cumpre com a sua função de avaliar internamente em consonância com a avaliação externa, os caminhos do crescimento da IES. Pode-se concluir do relatório avaliativo realizado pelo MEC, que o Curso de Pedagogia atendeu às exigências previstas nas diretrizes e normas legais, devendo promover a iniciação científica da pesquisa, que ainda foi considerada como incipiente na IES.

Ao analisar os dados das entrevistas aplicadas aos profissionais e discentes que atuam no Curso de Pedagogia das Faculdades Magsul, com o objetivo de elucidar a pergunta condutora: Em que medida a avaliação institucional interna e externa contribui para o crescimento do Curso de Pedagogia? Constatou-se que a avaliação institucional interna e externa do curso de pedagogia, é muito importante e contribui no sentido de atender às exigências do MEC e que os resultados têm apontado melhorias na instituição e de acordo com os entrevistados a mesma tem trazido benefícios na parte pedagógica e investimentos na parte física. Evidenciou-se que na parte da estrutura física ainda tem aspectos que precisam ser melhorados e melhor equipados. Constatou-se também, que a aplicação da avaliação institucional foi aprovada pela maioria dos entrevistados, afirmando que é de fundamental importância e com isso ocorre um crescimento do curso de pedagogia e da instituição. Que, contudo, melhorias já foram feitas na instituição e em relação à parte física do curso de pedagogia ainda não foi contemplada a parte da estrutura física adequada para atender pessoas que apresentam deficiência física como, por exemplo, a falta de elevador.

Ao findar este trabalho, avalia-se que foram encontradas dificuldades na coleta de dados devido à falta de disponibilidade de tempo dos entrevistados e também o próprio tempo para amadurecimento e compreensão das exigências inerentes à pesquisa científica. No entanto, o objetivo de conhecer em sua amplitude o ensino superior e de atuar no mesmo, motivou-me a realizar este estudo, compreender o processo, desde o histórico, tipos de avaliação, como se desenvolve internamente e externamente, ampliando os horizontes e assim tornando um profissional qualificado e melhor preparado.

REFERÊNCIAS

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Como referenciar: "Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 20/10/2025 às 13:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestaoepoliticanaeducacao/index.php?pagina=11