Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 10)
3.3.11 Como são aproveitados os resultados da CPA
Este item apresenta o modo como a CPA, tem trabalhado os dados coletados na avaliação interna da IES. Abaixo a transcrição do relatório:
As reflexões, ações e análises efetivadas na instituição são sobre os resultados da avaliação institucional, por exemplo: política de pesquisa, política de extensão, revisão do PDI, construção do manual de políticas, diário de classe informatizado para agilizar o serviço da secretaria, planos de ensino e de curso informatizado, eventos de extensão, analise de ementas e ampliação do acervo da biblioteca, revisão dos próprios instrumentos de avaliação docente administrativa, mudança na forma de acompanhamento docente pelo coordenador do curso, mudança de piscina para aulas de natação etc. Os resultados do ENADE e da avaliação institucional externa que aconteceram em maio de 2009 serviram de base para que a IES revisasse suas ações acadêmicas e administrativas, sendo que esta é uma exigência do MEC. Os projetos de curso estão sempre sendo revisados e discutidos a cada inicio de semestre com os docentes, verificando-se se estão coerentes, principalmente em relação à legislação. O PDI também esta sempre sendo atualizado. Os projetos de todos os cursos da IES seguem a mesma linha metodológica. A construção de um mapa conceitual permitiu a visualização do curso como um todo servindo de parâmetro para os demais cursos no planejamento de seu PPP (Projeto Político Pedagógico). Nesse mapa foram apontados todos os tópicos que devem aparecer nos projetos de curso. A IES formou um Núcleo Docente Estruturante (NDE) por curso responsável pela reformulação, implementação e divulgação dos projetos dos diferentes cursos, que serve como parâmetro da CPA em relação aos aspectos que devem ser abordados. (Relatório CPA/2009).
Observa-se desse relatório que a CPA tem o papel de promover o diagnóstico sobre a situação de todos os segmentos da instituição, tanto dos aspectos administrativos, como pedagógicos e de infraestrutura, promovendo o gerenciamento das tarefas para a minimização ou solução dos problemas. Por outro lado, procede as intervenções com base nos relatórios apresentados em cada situação problema, dando sugestões e encaminhando sugestões. Verifica-se que esse processo possibilita um movimento articulatório no sentido de desenvolver e promover o crescimento da instituição, utilizando-se também do PDI.
3.4 Considerações da CPA sobre a avaliação Interna da Faculdade
Esta parte do estudo apresenta as considerações feitas pela CPA, sobre todo o processo de avaliação interna realizada pela Faculdade no ano de 2009:
O ano letivo 2009 termina com um saldo positivo na maioria da IES sendo digno ressaltar o maior numero de mestres e doutores em todos os cursos, e ainda as atividades da CPA demonstrando os pontos positivos e negativos nesta instituição, servindo para direcionar as novas ações em busca da continua melhoria do processo ensino aprendizagem. Quanto aos egressos do curso das Faculdades Magsul notou-se a presença maciça na lista de aprovados de concursos públicos da região, demonstrando que a missão da instituição vem sendo cumprida com grande eficácia.
E visível a preocupação da IES em melhorar sua infra-estrutura e ampliar o incentivo a pesquisa e às atividades de extensão e responsabilidade social, ações demonstradas pelos diversos projetos desenvolvidos junto à comunidade. A CPA espera contribuir com o aperfeiçoamento e crescimento da IES, que buscara em 2010, sanar, suas falhas, melhorando seus pontos positivos. Os resultados foram apresentados a toda a comunidade acadêmica no mês de marco de 2010, em forma de seminário, pela CPA e pela Direção das Faculdades Magsul. (Relatório CPA, 2009),
Verifica-se das considerações do relatório que a tendência da IES é ampliar e melhorar as condições de atendimento e oferta de educação, as ações e procedimentos paulatinamente vão buscando soluções e empreendimentos para solucionar os problemas, portanto, avalia-se que a função da CPA, se reveste de importância, na medida em que cumpre com a sua função de avaliar internamente em consonância com a avaliação externa, os caminhos do crescimento da IES.
3.5 Avaliação Externa feita pelo MEC
Neste texto apresenta-se o Relatório da visita do MEC realizado no ano de 2009: com o objetivo de conhecer como é feito este tipo de avaliação no curso de Pedagogia. O Curso de Pedagogia foi autorizado pelo Decreto Nº 93110 de 13/08/1986 e Reconhecido pela Portaria nº 717 de 21/12/1989, a Renovação de Reconhecimento foi feito pela Portaria nº 3.648 de 17/10/2005, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nº 202 de 20/10/2005. O Conceito Institucional (CI) foi avaliado pelo MEC com a nota três (3,0) no ano de 2009. O relatório do MEC apresentou os seguintes resultados na avaliação externa:
Os documentos analisados apresentam como missão da IES a atuação na produção e na disseminação dos saberes e práticas, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida através da educação e outras atividades do campo do saber para a promoção do desenvolvimento da região Cone-Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. Verificou-se que são avaliados alguns itens chamadas de Dimensão, a primeira é a Organização didática e pedagógica, a comissão devidamente constituída permitiu identificar as seguintes informações relevantes: a gestão do curso de pedagogia está articulada à gestão institucional e as políticas institucionais previstas para o curso no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) encontram-se implementadas.
Os procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem são adequados e desenvolvidos com base em dados quantitativos e qualitativos. Os discentes são motivados e demonstram interesse pelo curso. A comissão permanente de avaliação desenvolve suas atividades satisfatoriamente. Foi constatado que a coordenadora do curso tem experiência e é bastante dedicada às suas atividades. Os objetivos do curso contemplam às habilidades e competências constantes nas Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (DCNs) em atendimento às atividades de ensino e extensão. A organização curricular, por meio de metodologia interdisciplinar, propicia a formação do perfil proposto do egresso. O número de vagas excede a demanda e os conteúdos curriculares apresentam-se interligados de forma coerente, são atualizados e atendem os objetivos do curso e à formação pretendida. A metodologia aplicada contempla a pesquisa, pretendendo o comprometimento com os propósitos científicos, além dos educacionais. O atendimento e o estímulo acadêmico ao discente se dão de forma satisfatória e a realização das atividades e rotinas de estágio supervisionado busca atender às exigências curriculares. As atividades complementares são coordenadas de forma satisfatória por meio de ações extracurriculares em conformidade com o Projeto Pedagógico no qual há um manual específico para as políticas acadêmicas da instituição. A segunda dimensão analisada é o Corpo docente, a IES tem seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) estruturado e instituído, seus componentes têm titulação e carga horária adequada e participaram em sua maioria da implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) e de sua consolidação. Os docentes do NDE têm assegurada a sua permanência na instituição até a renovação do reconhecimento do curso. O coordenador do curso possui formação de mestre em nível de especialização com experiência em docência superior acima de 3 anos. Seu regime de trabalho é de tempo integral. O colegiado do curso possui documentos oficiais que comprovam sua constituição e representatividade. O corpo docente é qualificado e com condições de execução da estrutura curricular do PPCP, 45% dos docentes são contratados em regime parcial de trabalho. A soma dos contratos de tempo integral e tempo parcial configuram 57% do pessoal docente. O tempo de experiência em magistério superior do corpo docente é superior a quatro anos de experiência profissional, o que corresponde a uma média de 60% dos professores.
O número de vagas anuais autorizadas por "docentes de tempo integral" é de 26,6% por 16%. O número de discentes por turma teórica é de 16 - 1 e no máximo 26 - 1 por docente. O número médio de disciplinas por docente é de 2,54 no primeiro semestre e de 2,5 no segundo semestre. A pesquisa e produção científica não configuram iniciação científica e se mostram ainda incipientes. Na terceira dimensão, é avaliada a parte física. A IES está instalada em prédio próprio em boas condições. Acesso, circulação e demais ambientes são bem iluminados e arejados. A sala de professores e a sala de reuniões atendem às suas finalidades, o curso dispõe de gabinete de trabalho para seu coordenado e para os integrantes do NDE, bem como as salas de aula atendem suficientemente as exigências das atividades pedagógicas, contudo, as oficinas destinadas ás atividades práticas não dispõem de todos os recursos adequados à suas finalidades. Os alunos têm acesso aos equipamentos de informática que são disponibilizados em número e horário adequados. Os registros acadêmicos são informatizados e devidamente implantados com atualização constante e é garantido o acesso pleno aos corpos docente e discente. O acervo bibliográfico, compreendidos os títulos das bibliografias complementares, embora pequeno, atende ao programa das disciplinas e é oferecido em organização técnica adequada. Quanto aos periódicos especializados não há oferta satisfatória em relação às especificidades do curso, mas a equipe da biblioteca se empenha em montar e disponibilizar acervo virtual atualizado. Os laboratórios especializados atendem apenas suficientemente às demandas do curso assim como seus equipamentos. Os espaços físicos destinados às atividades práticas têm condições satisfatórias. (Relatório do MEC, 2009).
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106