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Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio (página 4)

E a resultante disto, é a desconsideração das brincadeiras como parte do processo de aprendizagem, deixando a ludicidade à margem do processo de formação do ser humano, alegando que os conteúdos sistematizados são mais produtivos. Este pensamento  compromete o bem estar da sociedade e da família, restringindo o espaço para as crianças brincarem com autonomia, sendo estas as mais prejudicadas, com esforços e tempo destinados a aprendizagens de ofícios confinados ao ambiente escolar.

Questionamos então: se a criança não tem espaço e tempo para brincar, para o lazer, nem na escola, nem em casa ou em outros espaços, onde irão exercitar a ludicidade que é tão importante ao seu desenvolvimento?

Caneiro (2008, p. 1) descreve que, "as brincadeiras voltam-se para o individualismo e a competitividade, o uso dos brinquedos eletrônicos, a televisão passaram a disputar a atenção das crianças", acarretando problemas de sociabilização, integração e interação entre as pessoas, e principalmente entre as crianças.

Destaca-se então, a importância em resgatar a real função social da escola enquanto espaço ressignificador do lúdico para humanização da criança, permitindo na infância, o contato com as brincadeiras e brinquedos, de maneira prazerosa, em recompensa a si mesma pelo prazer na prática da ludicidade.

Em consonância a este raciocínio, Resende e Fonseca (2009); Puga e Silva (2008) defendem que  a materialização da Brinquedoteca numa idéia de espaço para o brincar, numa realidade concreta e organizada, local este que respeita e considera a infância sem favorecer a competitividade e cobranças excessivas. Obtêm-se neste, contato com diversos objetos, o direito de escolhas de como e o que fazer, estimulando o criar e o recriar as situações. E ainda as autoras denotam a necessidade do "resgate coletivo dos valores deixados para trás, dos brinquedos tradicionais, autênticos, simples, mas infinitas possibilidades de brincar e sonhar, com bolas de gude, pipas de papel seda, carrinhos de madeira, cavalinho de pau, etc."

Corroborando com estas ideias, a Deputada Luiza Erundina, que discursou no Seminário Nacional sobre Brinquedoteca: A Importância do Brinquedo na Saúde e na Educação (2005, p. 13), destacou que,

[...] toda criança merece brincar e tem a necessidade de fazê-lo. Mas, este direito está comprometido, porque as crianças estão absorvendo compromissos que não condiz com suas idades, pois precisam trabalhar e estudar, conseguir notas altas, ou ainda, são vistas como adultos em miniaturas, enfim, a infância foi anulada.

Consequentemente, as crianças têm sua infância roubada pelas intenções dos adultos, sem espaço e tempo para as brincadeiras pertinentes a sua fase, ao seu verdadeiro papel: o de ser criança.

Pode-se dizer que a Brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças. Mas, acima de tudo como destaca Cunha (2001, p. 16), ela tem a função de "fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante".

A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na escola, "é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade".

Desse modo, este espaço de aprendizagem permite à construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando. Para concretizar o pensamento, Cunha (2001, p. 17) descreve que a Brinquedoteca é "responsável por mediar à construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso", e ainda, incentiva extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.

Sua presença no ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de ensino, pois deste modo favoreceria todos os envolvidos no processo de aprendizagem, já que brincar é direito do ser humano. Deste modo, deveria ser defendida e implantada pelas políticas públicas deste país.

No Seminário Nacional sobre Brinquedotecas denominado: "A Importância do Brinquedo na Saúde e na Educação, realizado em 10 de agosto de 2005, sob a coordenação da Comissão Legislativa Participativa da Câmara dos Deputados, foram discutidas questões relativas à infância e a necessidade da presença da brinquedoteca em locais públicos. Este Seminário concluiu que esta meta deve ser o objetivo prioritário a ser defendido pelos governantes da esfera pública (municipais, estaduais e federais)". Os participantes salientam ainda, a importância de rever o ato natural e espontâneo no brincar, pois o processo industrial, o estímulo ao consumo em massa de brinquedos ocasionou uma distorção da ludicidade, o que resultou na extinção de sua prática, inibindo assim, as possibilidades e potencialidades no desenvolvimento do ser, criança, sua naturalidade e sua fase de libertação. (Câmara dos Deputados, BRASIL, 2005).

Tendo em vista a importância da Brinquedoteca como espaço lúdico, ao tratar o brincar de forma séria, e não supérflua, os Deputados da Câmara ? Parlamento Brasileiro e os estudiosos palestrantes (2005, p. 10) ressaltam que,

[...] o brincar é um direito da criança, na brincadeira ela constrói, se elabora e se forma. Os valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos adquiridos pelas crianças mediante a vivência com o lúdico são incontestáveis, principalmente quando se sabe que o envolvimento com os brinquedos criativos é um bom investimento da sociedade em termos de política educacional e de saúde pública.

Noffs (2001, p. 160) conceitua a Brinquedoteca como,

[...] espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos, para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade.


Não sendo diferente, Cunha (1992, p. 38) define a Brinquedoteca como "esforço de salvaguardar a infância, nutrindo-a com elementos indispensáveis ao crescimento saudável da alma e da inteligência da criança", com respeito ao ser humano, seguindo uma filosofia educacional que potencialize sua existência.

Por este motivo, o espaço lúdico propicia momentos de exploração, de sentimentos, experimentações, imaginações e construção de normas, objetivando a resolução de conflitos que acometem através das brincadeiras.

Diante da diversidade de propostas e objetivos que não limita-se a si mesmos, sendo flexíveis e regidos pelo interesse da realidade que está inserida,  Bezerra (2006, p.1); Puga e Silva (2008, p.3) elenca alguns dos objetivos no espaço Brinquedoteca:

[...] proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea; resgatar o espaço e o tempo de brincar; possibilitar o acesso a brinquedos; orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos; desenvolver hábitos de responsabilidade; resgatar brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; propiciar a construção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da concentração e atenção; oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades; desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade; incentivar a autonomia e o sentimento de auto-estima; repassar aos professores e às famílias informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na brinquedoteca.

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Como referenciar: "Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 03:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=3