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Noções de Inclusão (página 2)

Aos referentes lidos, pode ser afirmado que nenhum conhecimento é finito, isto é, o conhecimento não acaba quando o professor cala. O aluno não deve estar satisfeito apenas com o que lhe é dito pelo professor.  Deve ter a paciência impaciente de sempre ir em busca de um algo mais, algo além do que lhe é transmitido.

Com isso, o professor também deve ter a consciência de que o conhecimento é inacabado. De que o que seu aluno aprende não apenas o que ele ensina; e que tudo o que o aluno ? excluído ou não ? de hoje aprende, vai refletir na sociedade do amanhã. Sociedade essa em que todos vão fazer parte, e também as futuras gerações dos próprios professores.

E para que seu aluno não se depare sendo mais um excluído entre tantos na sociedade, professor deve despertar no aluno uma autonomia. Dar ao mesmo o direito da decisão. E, a partir daí, mostrar-lhe que ele será o responsável pelos seus erros e atitudes diante do contexto cultural em que o mesmo está inserido. Assumindo o compromisso da liberdade. Tomando suas próprias decisões com um olhar critico perante a sociedade em que vive.

Pode-se dizer que o paradigma da inclusão é, justamente, tornar a sociedade um ambiente agradável para convivência entre as pessoas com todos os tipos de inteligências e capacidades na luta pela realização de seus direitos.

Para que o professor reconheça qual sua meta verdadeira com relação à educação de seus alunos é necessário que este se sinta realmente respeitado e valorizado perante todos da sociedade em que vive. Pois se qualquer pessoa que seja for desrespeitada por alguém, logo, a mesma irá inconscientemente ou não transmitir essa indignação pra todos à sua volta. Justamente  como afirma Paulo Freire (1996), "o respeito que devemos como professores aos educandos dificilmente se cumpre, se não somos tratados com dignidade e decência pela administração privada ou publica da educação."

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. SP, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos N° 20, 33ª edição, 1981
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. SP, Paz e Terra, Coleção Leitura, 35ª edição, 1996
LIMA, Simone Valéria R. Historia da Educação ajudando na pratica: Uma vivencia em sala de aula. Recife, Bagaço, 1ª edição, 2005
GODOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. Mestres da Educação. Scipione, SP
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis. Vozes, 2003

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Como referenciar: "Noções de Inclusão" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 12:47. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inclusao/index.php?pagina=1