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A Infância e a Computação (página 3)

No decorrer da minha vida profissional, pelo fato de sempre ter trabalhado na área educacional (com ensino da computação) pude acompanhar diversos exemplos que me mostraram os problemas de crianças que tem uma vida focada em utilizar o computador sem nenhum tipo de restrição. Durante 6 anos trabalhei exclusivamente com ensino infantil e fundamental (crianças de 03 a 10 anos) ensinando computação em escolas particulares, e o resultado disso era claramente demonstrado pelo comportamento das crianças, crianças que não possuíam computador ou este tinha o uso controlado pelos pais, possuíam uma integração muito maior tanto com os professores como com os colegas de sala, discutiam suas opiniões e desenvolviam-se de forma muito mais rápida e estabilizada do que crianças que afirmavam utilizar muito o computador. As que os pais permitiam o uso do computador sem nenhuma restrição tinham excelente desempenho na aula de computação, mas não se comunicavam com clareza, não possuíam muitos amigos ou às vezes nenhum, e nas matérias em sala de aula tinham dificuldades de aprendizado e grande dispersão não se concentrando no que era ensinado, não gostavam de participar de brincadeiras em grupo, mostravam má aceitação ao serem repreendidas em caso de realizar algo errado.

Concluindo, o que no inicio dos anos 90 se mostrava como o futuro já chegou e inclusive já pode ser considerado passado, os computadores pessoais deixaram de ser somente uma realidade e hoje são de tão comuns até ignorados como algo de luxo, é classificado ao lado da poderosa televisão como essenciais nas residências, a televisão inclusive vem perdendo muito espaço entre os jovens, na televisão você é obrigado a assistir o que a emissora deseja e quando ela quiser, na internet é diferente, você o usuário vê o que quer como quer e quando quer, além de não ter órgão regulador, não ter dono e nem controle o jovem de hoje já se acostumou a isso, já prefere ficar sem a televisão a ficar sem internet. O jovem vive conectado, acostumado a não esperar por nada, e ter informação a todo instante. Estamos vivendo no Brasil talvez à segunda revolução computacional, onde os celulares estão tomando conta da computação e do acesso à internet além de podermos acessar o que quisermos, quando quisermos da maneira que quisermos ainda poderemos fazer isso em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho, na escola ou na rua... Só temos que ficar atentos com as crianças, e a influência disso em sua educação, ou senão teremos uma sociedade formada por milhões de pessoas interligadas pela internet, mas separadas pela tecnologia.

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Como referenciar: "A Infância e a Computação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 03:44. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/infanciacomputacao/index.php?pagina=2