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O Jogo e os Estímulos Proporcionados pelo Lúdico

Autor: Cleide Cardoso Pardim Lourenço
Data: 12/03/2014

RESUMO: Este artigo mostra a importância do uso do jogo como ferramenta no desenvolvimento infantil. Acredito que este trabalho mostrará que a imaginação, a criatividade, a fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a produção da cultura, o aprendizado de regras, etc. são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece, comprovando a real importância dessa prática, independente das condições que se apresentem no ambiente. Todavia, sabe-se que esta prática é desafiadora e exige dedicação e responsabilidade. Por isso, as aulas devem ser bem planejadas e o professor deve ter claro o objetivo que pretende alcançar com a atividade proposta. Além disso, proporciona estímulos, como: motivação, afeição, criatividade, cognição e socialização.

Palavras-chave: jogo, lúdico, estímulos e aprendizagem.


INTRODUÇÃO
     São muitos os estudos que mostram que a criança necessita de estímulos positivos desde a fase da gestação. Na barriga da mãe o bebê começa a ter as primeiras sensações táteis e a sentir o contato da mãe. Segundo Santos (2001, p.9), dos seis aos nove meses, "o feto é ativo, chupa o dedo, mexe as pálpebras, soluça e já é capaz de brincar com o cordão umbilical, com o saco transparente que lhe envolve e com a água morna que circunda seu corpo". Isso mostra que o brincar e a inteligência estão presentes no ser humano antes mesmo de nascer. Os estímulos que ele recebe durante a gestação terá influência em seu desenvolvimento após o nascimento. Assim, os estímulos são importantes para o desenvolvimento do ser humano. Quando a criança chega na idade escolar, os pais e professores devem preocupar-se em prepará-la para o aprender. Por isso é necessário que seja criado condições favoráveis utilizando métodos adequados que desperte o gosto pelo saber e não venha a bloquear futuras aquisições.
     É importante salientar que toda atividade proposta para a criança será aproveitada se a abordagem do conteúdo respeitar e acompanhar sua faixa etária. Segundo a Psicologia Genética de Piaget (Piaget,1971), a criança passa por estágios de amadurecimento mental, começando pela fase intuitiva, em que devem predominar atividades sobre materiais concretos, explorando de forma presente, e com ausência de conclusões lógicas, em nível abstrato, das experiências realizadas. Com o decorrer da idade, começa a haver a capacidade de manipular variáveis, e os objetivos da exploração do ambiente começam a ser específicos, inicia-se o desenvolvimento de trabalhos abstratos. Isto é o que parece marcar o limiar da adolescência, com manuseio mental de ideias e proposições. E nesta fase, é através da fala que o adolescente se expressa.
    De acordo com Lannoy Dorin (1987), a criança aprende no lar, na escola e entre amigos, nos grupos de brinquedos, a dirigir, aderir, obedecer, em fim, manter relações sociais, principalmente durante as brincadeiras e jogos. Nessas situações ela não está sob a benevolente proteção dos seus pais e precisa tomar decisões por si, sendo leal ao grupo e não ferindo as normas estabelecidas do lar. São inevitáveis as frustrações, os conflitos e dúvidas Isso mostra o quanto o lúdico pode contribuir na formação social da criança, tornando-se um cidadão apto a tomar decisões e agir diante dos conflitos vivenciados na sociedade.

1.    A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, BRINCADEIRAS E ATIVIDADES LÚDICAS.
    Os jogos e brincadeiras despertam interesse de qualquer pessoa, imagine da criança. Quando se está brincando a criança se "transforma", usa sua imaginação e curiosidade para realizar coisas incríveis. Já está comprovado que os métodos tradicionais não têm dado conta de atender as necessidades dos alunos, sendo necessárias inovações. Dessa forma, a escola percebe o lúdico como um aliado no processo educacional. Mas é importante que se conheça suas reais contribuições na construção do conhecimento para que se possa executá-lo de maneira responsável.
    Não basta simplesmente partir para a prática se não tenho conhecimento sobre os efeitos do lúdico na construção do conhecimento, da mesma forma, não basta conhecer teoricamente sobre a ludicidade se não coloco em prática meus conhecimentos. Assim, Santos (2001), afirma que teoria e prática são indissociáveis. A teoria leva ao saber e forma o teórico. A prática leva ao fazer e forma o animador. O educador lúdico é o que realiza a ação lúdica, inter-relacionando teoria e prática.
    Muitas vezes, o ler e escrever são colocados na frente de outros aprendizados e mesmo que tentemos explicar que é preciso desenvolver outras áreas e amadurecê-las para o momento da alfabetização, é possível ouvir o seguinte argumento: "... mas o mundo lá fora não quer saber disso! Ele tem que ler e escrever".
    De acordo com Vygotsky (1987, p.35): O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como outros sujeitos, crianças e adultos.
    Em contra partida aos discursos dos pais de que o aluno só vai aprender se deixar de lado a brincadeira, Vygotsky afirma que a brincadeira proporciona aprendizado fazendo com que a criança se relacione com o outro, entenda as relações humanas, seu papel nelas, construindo sua identidade.
    Muitos querem separar o brincar e o jogo do aprender e dizem que escola não é lugar de brincadeira.
    Segundo Toledo (2008, p.12): Ao considerar as brincadeiras das crianças como algo que atrapalha a aprendizagem, a escola começa a separar os momentos que são para "aprender" dos que são "brincar". Por que crianças precisam deixar de brincar para serem transformados em adulto? Por que o adulto não pode brincar?
    Para que o jogo venha a se efetivar como função no processo educativo é importante que as atividades sejam bem planejadas. Para isso, o professor deve ser consciente da necessidade de se respeitar as etapas evolutivas do grupo de crianças com o qual vai se trabalhar.
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Como referenciar: "O Jogo e os Estímulos Proporcionados pelo Lúdico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 14:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogo_estimulos_ludico/