Você está em Artigos

Aplicativos, Softwares e Jogos de Celulares na Matemática (página 2)

Os aplicativos e jogos apresentam diferentes configurações (cor, personagem, cenário), níveis (fácil, médio, avançado) e conceituam diversos conteúdos escolares, e nesse caso, à matemática (adição, subtração, fração, geometria, análise combinatória, equações, semelhança e outras).

Para exemplificar, apresentamos alguns jogos de celulares e destacamos os conteúdos matemáticos intrínsecos, procure repensar esses jogos que possuem uma versão on-line, assim como os aplicativos e softwares sugeridos. Tente promover uma discussão acerca das possibilidades desse recurso para o ensino da matemática e outros conteúdos educacionais. Vamos, lá!

Jogo 2048 – é um quebra-cabeças que utiliza operações matemáticas, estratégia, lógica, situações problemas, leitura e interpretação de dados. O jogo do Nim – é um jogo de palitinhos que permite desenvolver a Divisão, o Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum.  Cubo Mágico – um recurso antigo que agora está disponível nos celulares, permitindo a reflexão acerca de cubo, arestas, vértices, faces, potência, simetria, volume, raciocínio, percepção visuoespacial e até frações. Torre de Hanói é um dos mais famosos jogos de matemática, um importante recurso para estratégia, interpretação, concentração e raciocínio.

Alguns aplicativos acerca da matemática são uma opção de ferramenta para treinar o raciocino e as estratégias de resoluções de problemas. Como exemplo, o aplicativo Matemática: Multiplicação irá ensiná-lo a fazer uma multiplicação por meio de exercícios. Já o Mathway abrange um público maior, contempla dentre os diversos conteúdos: matemática básica, álgebra, trigonometria e cálculo.

Se você gosta de tecnologia, jogos e matemática, procure alguns programas como Construct, Mit App Inventor, Scratch e Game Maker Studio 2, e construa seu próprio jogo para celular. Esses programas podem ser utilizados gratuitamente. Os programas oferecem vários tutoriais que podem auxiliar professores, pais, terapeutas a desenvolver um jogo. Pense nos objetivos a serem atingidos, os conteúdos escolares que serão contemplados, e principalmente as características dos jogadores, ou seja, para que público.

Encontramos, ainda, diversos softwares próprios para o ensino da matemática como o Cabri Géométri, Geogebra, Winplot, Mathematics e ainda o Excel e diversos sites de jogos on-line e aplicativos, que podem ser utilizados para ensinar matemática a crianças de todas as idades, possibilitando uma reflexão acerca da beleza e utilidade da matemática.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Aplicativos, Softwares e Jogos de Celulares na Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 23/09/2020 às 09:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogos_celulares_matematica/?pagina=1

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA