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A Importância dos Jogos na Produção de Texto
Autor: Gisele Praxedes Lima e Menezes
Data: 15/02/2017
Resumo
Este artigo tem como objetivo confirmar, através de uma revisão bibliográfica, que, o uso do recurso lúdico nas produções textuais pode estimular os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a conceituar e produzir textos de maneira mais eficaz.
Palavras-chave: Produção de texto; ludicidade; Ensino Fundamental I; Docentes e Jogos.
Introdução
O lúdico está presente desde o início da civilização e é importante não apenas pela formação de conceitos acadêmicos, como também por auxiliar na criação cultural. É no brincar que a criança explora e interage com o mundo externo. Com o passar dos anos as formas de interação permanecem, mas de maneira mais elaborada devido a um amadurecimento cognitivo e emocional que ocorre naturalmente. Enquanto brinca, a criança tem a possibilidade de viver suas emoções, pois vive uma realidade que nem sempre é e como gostaria que fosse.
Através de atividades lúdicas, trabalhamos a imaginação e desenvolvemos atitudes autônomas diante de novas situações e desafios. Outro processo cognitivo importante que ocorre é o desenvolvimento da criatividade, pois a criança necessita utilizar processos mentais que possibilitam oportunidade de ser criativo. Todavia para que isso aconteça, de maneira adequada, é necessário que explore materiais e receba estímulos adequados, para que ocorra o desenvolvimento do conhecimento, entendimento, concepção e habilidade.
O brincar pode ser definido como um conjunto de processos e situações que possibilitam a expressão de emoções ou sensações. Há momentos em que a criança transporta para a brincadeira situações cotidianas, mas muitas vezes é privada de expressar-se e desenvolver-se por regras ou proibição dos adultos.
Contribuições científicas evidenciam que o jogo e a brincadeira, devem fazer parte do processo de formação do ser humano e devem estar interligados aos instrumentos didáticos do campo escolar, principalmente no período de alfabetização e estruturação dos registros. Deve-se construir um espaço, meios e tempo para que o educando alcance de maneira significativa o aprendizado da leitura e da escrita, fortalecendo assim a necessidade de uma cultura interdisciplinar, somando e estruturando de maneira positiva atividades como as de produções de texto.
Vale frisar que o brincar e a escola nunca estiveram em plena harmonia e parceria. Importantes pedagogos como Rousseau e Comenius, afirmam que, o jogo ou brinquedo é o método mais eficiente de aprendizagem para a criança, mas existem diferenças entre aprender brincando, que são os momentos nos quais acontecem as brincadeiras livres e brincar para aprender através da utilização de jogos com objetivos pré-definidos, desta forma, o adulto deve mergulhar no universo infantil para melhor assisti-las e compreendê-las, chegando mais próximo de suas necessidades.
No processo de intervenções educacionais, no brincar cabe ao professor compreender que o aluno deve ser participativo e não apenas dirigido, não impondo seus objetivos, mas orientando e encorajando a autonomia. Desta forma, novas habilidades surgirão no repertório dos alunos.
Em relação à utilização do jogo, pode ser utilizada por diferentes faixas etárias, ou seja, pode ser destinada tanto à criança quanto ao adulto. As estratégias lúdicas utilizadas pelos adultos são denominadas jogos, eles fazem parte da cultura e são importantes por estarem ligados a história de um povo ou ao seu legado.
É no brincar que a criança apropria-se do conhecimento de habilidades linguísticas, valores sociais e cognitivos, participam de uma experiência social, organizam com autonomia ações e interações, elaborando de maneira envolvente planos e formas de ações conjuntas, criando diferentes regras de convivência e de participação social.
Este artigo tem como objetivo confirmar, através de uma revisão bibliográfica, que, o uso do recurso lúdico nas produções textuais pode estimular os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a conceituar e produzir textos de maneira mais eficaz.
Palavras-chave: Produção de texto; ludicidade; Ensino Fundamental I; Docentes e Jogos.
Introdução
O lúdico está presente desde o início da civilização e é importante não apenas pela formação de conceitos acadêmicos, como também por auxiliar na criação cultural. É no brincar que a criança explora e interage com o mundo externo. Com o passar dos anos as formas de interação permanecem, mas de maneira mais elaborada devido a um amadurecimento cognitivo e emocional que ocorre naturalmente. Enquanto brinca, a criança tem a possibilidade de viver suas emoções, pois vive uma realidade que nem sempre é e como gostaria que fosse.
Através de atividades lúdicas, trabalhamos a imaginação e desenvolvemos atitudes autônomas diante de novas situações e desafios. Outro processo cognitivo importante que ocorre é o desenvolvimento da criatividade, pois a criança necessita utilizar processos mentais que possibilitam oportunidade de ser criativo. Todavia para que isso aconteça, de maneira adequada, é necessário que explore materiais e receba estímulos adequados, para que ocorra o desenvolvimento do conhecimento, entendimento, concepção e habilidade.
O brincar pode ser definido como um conjunto de processos e situações que possibilitam a expressão de emoções ou sensações. Há momentos em que a criança transporta para a brincadeira situações cotidianas, mas muitas vezes é privada de expressar-se e desenvolver-se por regras ou proibição dos adultos.
Contribuições científicas evidenciam que o jogo e a brincadeira, devem fazer parte do processo de formação do ser humano e devem estar interligados aos instrumentos didáticos do campo escolar, principalmente no período de alfabetização e estruturação dos registros. Deve-se construir um espaço, meios e tempo para que o educando alcance de maneira significativa o aprendizado da leitura e da escrita, fortalecendo assim a necessidade de uma cultura interdisciplinar, somando e estruturando de maneira positiva atividades como as de produções de texto.
Vale frisar que o brincar e a escola nunca estiveram em plena harmonia e parceria. Importantes pedagogos como Rousseau e Comenius, afirmam que, o jogo ou brinquedo é o método mais eficiente de aprendizagem para a criança, mas existem diferenças entre aprender brincando, que são os momentos nos quais acontecem as brincadeiras livres e brincar para aprender através da utilização de jogos com objetivos pré-definidos, desta forma, o adulto deve mergulhar no universo infantil para melhor assisti-las e compreendê-las, chegando mais próximo de suas necessidades.
No processo de intervenções educacionais, no brincar cabe ao professor compreender que o aluno deve ser participativo e não apenas dirigido, não impondo seus objetivos, mas orientando e encorajando a autonomia. Desta forma, novas habilidades surgirão no repertório dos alunos.
Em relação à utilização do jogo, pode ser utilizada por diferentes faixas etárias, ou seja, pode ser destinada tanto à criança quanto ao adulto. As estratégias lúdicas utilizadas pelos adultos são denominadas jogos, eles fazem parte da cultura e são importantes por estarem ligados a história de um povo ou ao seu legado.
É no brincar que a criança apropria-se do conhecimento de habilidades linguísticas, valores sociais e cognitivos, participam de uma experiência social, organizam com autonomia ações e interações, elaborando de maneira envolvente planos e formas de ações conjuntas, criando diferentes regras de convivência e de participação social.
Como referenciar: "A Importância dos Jogos na Produção de Texto" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 20/01/2025 às 01:48. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogostexto/