Você está em Artigos

Laboratório como Recurso Pedagógico no Ensino da Matemática

Autor: Danielle Souza de Jesus
Data: 15/10/2010

RESUMO

A matemática é vista como uma disciplina que traz muitas dificuldades para os alunos. Diante disto, a busca de meios para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e que o aluno faça parte da aprendizagem, observando, refletindo e tirando conclusões, passa pela vivência dos conteúdos matemáticos. Tendo como objetivo maior o ensino-aprendizagem da matemática, esse artigo baseia-se no reconhecimento de que a metodologia de ensino empregada pelo professor é determinante para o desempenho dos seus alunos. O laboratório como recurso pedagógico é uma forma de conseguir uma aprendizagem matemática significativa, pois ele constitui um meio privilegiado de permitir explorações de conceitos matemáticos.

1 INTRODUÇÃO

Por volta de 1650, Comenius escreveu que o ensino deveria dar-se do concreto ao abstrato, justificando que o conhecimento começa pelos sentidos e que só se aprende fazendo. Locke, em 1680, falava da necessidade da experiência sensível para alcançar o conhecimento. Pestalozzi e Froebel, por volta de 1800, também reconheceram que o ensino deveria começar pelo concreto, nessa época, Herbart defendeu que a aprendizagem começa pelo campo sensorial. Pelos meados de 1900, Dewey confirmava o pensamento de Comenius, ressaltando a importância da experiência direta como fator básico para construção do conhecimento, e Poincaré recomendava o uso de imagens vivas para clarear verdades matemáticas. Piaget deixou claro que o conhecimento se dá pela ação refletida sobre objeto, Vygotsky e Bruner concordaram que as experiências no mundo real constituem o caminho para a criança construir seu raciocínio. Cada educador reconheceu que a ação do individuo sobre o objeto é básica para a aprendizagem. Em termos de sala de aula, durante a ação pedagógica, esse reconhecimento evidência o fundamental papel que o material didático pode desempenhar na aprendizagem.

Discutir diferentes alternativas para a sala de aula gera certa preocupação com os objetivos da matemática, sua apropriação e com aspectos didáticos pedagógicos que abrangem a fazer do professor. Essa é uma das atribuições que envolvem o trabalho no Laboratório de Ensino da Matemática (LEM). O LEM é uma importante alternativa metodológica, pois o ensino da matemática se apresenta com necessidades especiais e ele pode prover a escola para atender essas necessidades.

2 O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)

O LEM é uma sala ambiente que, além de abrigar materiais, tem por objetivo a estruturação, organização, planejamento e execução das atividades matemáticas.

A respeito da construção de LEM é fundamental considerar a quem ele se destina. Se o LEM se destina para crianças de educação infantil, os materiais devem estar fortemente centrados para apoiar o desenvolvimento delas no que se refere aos processos mentais básicos, os quais são essenciais para a formação do conceito de números, O LEM deve possuir aqueles que poderão favorecer a percepção espacial e a noção de distância. Se O LEM se destina as quatro primeiras séries do ensino fundamental, os materiais devem visar à ampliação de conceitos, a descoberta de propriedades, a percepção da necessidade do emprego de termos ou símbolos e á compreensão de algoritmos. Nas séries seguintes do ensino fundamental devem compor o LEM aqueles materiais que desafiam o raciocínio lógico-dedutivo nos campos aritméticos, geométricos, algébricos, trigonométricos e estatísticos. No ensino médio podem ser acrescidos artigos de jornais ou revistas, problemas de aplicações da matemática, questões de vestibulares, desafios ao raciocínio topológico ou combinatório, questões e situações problemas.

Um LEM pode ser constituído de materiais ou equipamentos, tais como: sólidos, figuras, quebra-cabeças, modelos estáticos e dinâmicos, instrumentos de medidas, livros, revistas, quadros murais, questões de vestibulares, transparências, fitas, filmes, softwares, calculadoras, computadores, materiais manipuláveis, instrumentos para confeccionar materiais didáticos e jogos.

O LEM é um local da escola reservado preferencialmente não só para aulas regulares de matemática, mas também para tirar dúvidas de alunos, para os professores de matemática planejarem suas atividades, um local para criação e desenvolvimento de atividades experimentais, inclusive de produção de materiais instrucionais que possam facilitar o aprimoramento da prática pedagógica. O LEM é o lugar da escola onde os professores estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível para os alunos.

3 O LEM NA FORMAÇÃO DOCENTE

É importante um LEM na formação de professores de matemática e, consequentemente, a necessidade da sua presença nas instituições que desejam oferecer uma formação matemática e didática de qualidade aos alunos. Em suas aulas, os professores desses cursos realçam a necessidade da autoconstrução do saber, a importância doa métodos ativos de aprendizagem, o significado dos sentidos para a aprendizagem, o respeito ás diferenças individuais. Mais importante do que ter acesso aos materiais é saber utilizá-los corretamente e é no laboratório que os professores devem aprender a utilizar os materiais de ensino. Quando instalados em instituições de ensino superior, os laboratórios de ensino incentivam a melhoria da formação inicial e continuada de educadores de matemática promovendo a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão.

  Próxima

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Laboratório como Recurso Pedagógico no Ensino da Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 04:33. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/laboratoriomatematico/