Laboratório como Recurso Pedagógico no Ensino da Matemática (página 2)
O LEM constitui-se num ambiente que funciona como um centro para discussão e desenvolvimento de novos conhecimentos dentro de um curso de licenciatura em matemática, contribuindo tanto para o desenvolvimento profissional dos futuros professores como para sua iniciação em atividades de pesquisa. Ele permite que o licenciado entenda o aprendizado como uma conquista individual, pois mais importante que a renovação dos conteúdos é sempre a renovação dos métodos e técnicas e, conseqüentemente, a conquista de mentalidade e atitudes novas. Permite ainda que o licenciado tenha oportunidade de trabalho em grupo, quando ocorrem trocas tanto interindividuais como coletiva.
Um laboratório na área de educação matemática pretende preparar novos professores como uma forma mais próxima das pesquisas recentes e imbuídas de um sentimento de indagação e procura. Visa também desenvolver no licenciando a atitude de indagação, buscar o conhecimento, aprender a aprender, aprender a cooperar, desenvolver a consciência crítica, além de proporcionar aos professores e futuros professores a oportunidade da experimentação de desafios, podendo, assim, aguçara sensibilidade para a compreensão dos aspectos que interferem no processo de construção dos conceitos.
O laboratório de ensino de matemática contribuirá enquanto espaço de reflexão, discussão sobre ensino e aprendizagem e aprimoramento do professor. Malba Tahan (1962, p.62) já ressaltava que "o professor de matemática, que dispões de um bom laboratório, poderá, com a maior facilidade, motivar seus alunos por meio de experiências e orientá-los mais tarde, com a maior segurança, pelo caminho das pesquisas mais abstratas."
O professor de matemática necessita de um local e de instrumentos apropriados para o bom desempenho de seu trabalho. No entanto, não basta que a escola possua o LEM: é preciso que o professor saiba utilizá-lo corretamente, pois com o professor despreparado, nenhum método produz aprendizagem significativa. Essa utilização demanda, para cada aula ou assunto, um planejamento visando responder a questões tais como: quais são os pontos fundamentais do assunto a ser estudado, dos materiais disponíveis, quais são os necessários ou mais adequados ás atividades dos alunos, quando e como os materiais são utilizados.
O LEM pode tornar o trabalho altamente gratificante para o professor e a aprendizagem compreensiva e agradável para o aluno, se o professor possuir conhecimento, crena e engenhosidade. Conhecimento porque é preciso conhecer matemática e metodologias de ensino, ou seja, possuir uma boa formação matemática e pedagógica. Crença porque é preciso acreditar naquilo que se deseja fazer, transformar ou construir. Engenhosidade porque é exigida do professor criatividade para orientar seus alunos e transformá-los em aprendizes.
4 O LEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Os recursos pedagógicos dinamizam o processo de construção do conhecimento, tornando-o mais abrangente e permitindo aos educandos uma visão global que os mesmos estão inseridos, possibilitando interação da mesma, de forma a modificar com a realização destes cursos.
O manuseio de material concreto torna possível uma aprendizagem mais significativa. Para D?Ambrosio (200, p.95) "o caráter experimental da matemática foi removido do ensino e isso pode ser reconhecido como um dos fatores que mais contribuíram para o mau rendimento escolar."
Alguns princípios a serem promovidos em sala de aula dentre os quais, possibilitar variadas experiências de ensino relativas a um mesmo conceito matemático; atribuir significados para a aprendizagem; criar situações para que o aluno redescubra padrões, regras e relações e criar um ambiente agradável em torno do ensino de matemática, promovendo o sucesso e evitando o fracasso, são facilitados no espaço de um LEM.
O laboratório almeja principalmente a pesquisa e a confecção de materiais que auxiliem a aplicação, fixação, aprendizagem e ensino dos conceitos matemáticos, além disso, ele tenta ainda oferecer aos que o procuram a possibilidade de ampliar e solidificar seus conhecimentos acadêmicos, a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos acadêmicos, a oportunidade de desenvolver a consciência crítica, a responsabilidade e o gesto pela pesquisa, qualidades estas importantes para a formação do bom professor.
O LEM compreende a elaboração, adaptação e uso de materiais didáticos de matemática, considerando-se os objetivos educacionais a serem atingidos, sua potencialidade para auxiliar a aprendizagem de conhecimentos de naturezas diversas, seu alcance e suas limitações e a sua adequação á competência dos alunos, levando-se em conta conhecimentos prévios, faixa etária entre outros elementos. Se uma aula de matemática for concebida como um espaço em que os alunos vão experimentar, descobrir significados e processos para essas experiências ou atividades de aprendizagem, como afirmam Grossnickle e Brueckner (1965, p.87), materiais adequados são necessários, pois cada LEM deve estar adaptado ao contexto em que estiver inserido.
5 A CONTRIBUIÇÃO DO LEM NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Ao longo dos anos, o aluno, na aprendizagem da matemática, depara-se com diversas concepções sobre ela. Essas concepções possuem implicações positivas e negativas para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. Um dos grandes desafios educacionais é a reestruturação da escola, a fim de proporcionar a todos os alunos a oportunidade de aprendizagem significativamente os conteúdos curriculares e mudar o atual quadro devastador, dando lugar ao desenvolvimento da inteligência dos aprendizes e á conseqüente formação de pessoas que saibam discernir, escolher e decidir.
Segundo Perez et al. (2002, p.59), o quadro atual da educação brasileira reflete uma profunda insatisfação, levando á necessidade de uma "nova educação" que, em lugar de formar indivíduos com habilidades especificas, almeje "criar ambientes" que possam preparar e educar cidadãos críticos, atuantes e livres, que liberam energia em atividades em grupo, no pensar e fazer modernos, que sejam questionadores. Dentre vários elementos que contribuem para essa "nova educação", o professor é um dos principais.
Entende-se que o laboratório de matemática é um ambiente que propicia aos alunos a possibilidade de construção de conceitos matemáticos, além da análise e nova interpretação de mundo em que vivem. Ele produz vários modelos concretos e desenvolve atividades que facilitam a aprendizagem da matemática, motivando alunos e professores.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106