Você está em Artigos

A Importância da Literatura Infantil na Formação dos Pequenos Leitores (página 2)

Resultados e discussões

Ao iniciar as atividades propostas, percebemos o grande interesse dos alunos, todos ficaram bem atentos na estória, uma parte dos livros utilizados conta com um grande número de figuras e sua estória é narrada em poucas frases de quatro a cinco no máximo ? 1º e 2º ano ? a outra parte, trabalhamos com um conjunto de livros com um número bem menor de imagens, figuras ? 4º e 5º ano -. Com isto percebemos que mesmo estando no 4º e 5º ano as crianças dessas respectivas séries demonstram pouco ou nenhum interesse por essas leituras cujo livro apresenta pouca imagem, ilustração. Elas acham a leitura "chata" por não ter imagens. Já as crianças do 1º e 2º ano iniciaram bem, são atenciosas, demonstraram interesse pela estória, quando contada pela professora.

No momento de os alunos desenvolverem a leitura individual, já estão cansados e não querem mais prestar atenção, apenas folheiam o livro demonstrando pouco interesse. Em nosso ver estas crianças não tem hábito familiar de leitura, ou seja, não tem incentivo dos pais e muitas vezes a própria escola acaba fazendo do ato de ler uma forma de castigo. Observamos também que uma boa parte dos alunos do 1º ano não sabe ler, desta maneira sentem-se envergonhados diante do grupo leitor.

Conclusão

Ao despertar numa criança o gosto pela leitura estaremos transformando-a em um ser que terá facilidade de interpretar tudo o que ler e principalmente o mundo ao seu redor. Nessa fase, os pais têm que incentivar, ser criativos. Com esta atitude os pais estarão ajudando seus filhos a desenvolverem seu lado emocional e criativo.

Cabe primeiramente aos pais incentivar a criança à leitura, pois o lar deve ser é o primeiro ambiente alfabetizador dela. No entanto sabemos que em algumas realidades esta situação não se aplica.

Já a escola tem o objetivo de dar continuidade com ato de educar que se inicia na família, oferecendo os recursos necessários para o desenvolvimento da prática da leitura como professores facilitadores e bons livros de literatura infantil, dispondo-os tanto na biblioteca quanto na sala de aula.

A nossa realidade trás uma sociedade moderna que valoriza o artificial, o virtual em detrimento do "tradicional" hábito de pegar um livro e contar uma estória. A escola não consegue trabalhar bem o novo e o "velho", pois o surgimento das novas tecnologias não se aplica como vilão neste contexto, mas a inexistência de ações destas aplicadas ao belo ato de ler.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Importância da Literatura Infantil na Formação dos Pequenos Leitores" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 06/05/2024 às 13:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/literaturainfantil/index.php?pagina=1