Você está em Artigos

A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais

Autor: Samuel Pedrozo Borges
Data: 18/11/2019

Resumo

Partindo da observação de que por lúdico se define a percepção de brincadeiras, com o uso de jogos, desenvolvendo a aprendizagem através do brincar e do brinquedo. Ora, notadamente durante o processo de desenvolvimento da criança é extremamente importante o brincar, isto pois, é neste período da vida que o trabalho cognitivo, emocional, interpessoal e também de desenvolvimento dos sentimentos emocionais e da motricidade, devem ser trabalhados.

Sendo assim, a maneira através da qual as crianças interagem com o meio social é a brincadeira, é por intermédio do brincar que elas se expressam, externam seus pensamentos e sentimentos.

Com o desenvolvimento deste estudo buscou-se, sob o amparo de uma revisão estritamente bibliográfica, examinar ainda que de forma superficial, o desenvolvimento das atividades lúdicas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esta investigação tem como principal objetivo ressaltar a importância deste trabalho do lúdico nestas séries iniciais, como desenvolvedor da formação da criança, nestes termos o lúdico se mostra uma ferramenta de grande valia para as séries iniciais.

Palavras-chave: Lúdico, Séries Iniciais, Aprendizagem.

Introdução

O desenvolvimento do estudo perpassa pelo estudo de autores que realizaram pesquisas dentro do tema ora evidenciado, isto com a proposição de lastrear em pontos teóricos o trabalho, onde para tanto a metodologia elencada foi a de pesquisa bibliográfica.

Para o desenvolvimento de qualquer indivíduo a aprendizagem é indispensável, e não podemos pensar nos passos do desenvolvimento da criança, sem que nos atenhamos às brincadeiras no desenvolvimento da criança sem considerar a prática do brincar, pois como afirma Santos (1997, p. 20):
"brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra na sociedade e constrói seu próprio conhecimento;"
O lúdico contribui diretamente para o desenvolvimento da criança, uma vez a brincadeira torna a aprendizagem significativa e acima de tudo prazerosa, o que proporciona ao aluno aprender sem que se conta disto.

A ludicidade é parte integral do mundo das crianças e que isso torna-se notório que as instituições de ensino não devem ignorar este fato. Cabendo aos professores entender que o ensino lúdico deve ser um parceiro para o seu dia-a-dia dentro de sala de aula.

Isto passa pela necessidade de compreensão da educação como procedimento transmissor de informações, onde o ensino-aprendizagem é uma função do educador, cabendo a ele desenvolver esta atividade por maneiras práticas e efetivas.

Dentro da pesquisa evidencia-se que o processo de aprendizagem por meio da metodologia lúdica é uma ferramenta efetiva e acima de tudo necessária dentro do desenvolvimento cognitivo, social e criativo das crianças.
  Próxima
Como referenciar: "A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 06/12/2019 às 21:09. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ludico_importancia/