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A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais (página 4)



O LÚDICO NA EVOLUÇÃO DA CRIANÇA

O acionamento do sentido lúdico das metodologias educacionais está ligado a um brincar que abrange a brincadeira, o brinquedo e o já explorado jogo, dentro da realidade do ensino em sala de aula.

Observa-se claramente que todos os elementos da exploratória lúdicas estão particularmente ligados diretamente ao mundo infantil, isto pois, tais atividades são partes integrais do cotidiano das crianças desde os primórdios.

Na observação de Santos (1997) a essência da infância está nas atividades lúdicas. Sendo assim às instituições de ensino nada mais prático do que estabelecer meios de tornar a prática lúdica uma realidade dentro das salas de aula.

Resta saliente que por meio do ensino lúdico a escola possibilita para a criança um desenvolvimento do relacionamento com o seu meio social, pois nada mais é do que uma proposta metodológica que contribui para uma aprendizagem mais significante e prazerosa.

Em acordo com Maluf (2009, p.17): "brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo o ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica".

 Sendo assim uma maneira simples, prática e produtiva de proporcionar à crianças uma evolução dentro da sociedade e por consequência no mundo, é desenvolver atividades que perpassem pelo brincar como parte substancial da metódica, claramente pois esta estará ligada diretamente com a vivência da criança.
As observações convergem para a inserção de atividades lúdicas dentro da prática escolar, notadamente pois por meio da brincadeira a criança demonstra sua comunicação, suas emoções e sentimentos.

O que se mostra assim é a ludicidade como linguagem expressa da criança, o que mostrará em evidencia a sua evolução, estando estabelecido um meio da criança aprender e compreender sua realidade, na qual está inserida.

Para Maluf (2009), uma criança brincando está em franco preparo para a aprendizagem, de modo saudável e prazeroso. Contribuindo assim para se tornar um adulto equilibrado, tanto física quanto emocionalmente.
E ainda segundo Bettelheim (1988) apud Maluf (2009, p. 19), "brincar é muito importante: enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários a esse crescimento".

Notadamente o ensino lúdico está diretamente ligado a uma evolução proporcionada por sua aplicação dentro do processo de ensino das crianças, ainda sobremaneira evidente dentro das sérias iniciais, uma vez que é dentro deste período que se iniciam suas descobertas.
As atividades lúdicas se mostra como a maneiras mais eficaz de desenvolver o aluno e o fazer aprender, isto pois, aprender com alegria é extremamente importante, porque dá para a criança condições de autonomia criativa.

Nota-se que esta metodologia dá ao aluno condições de evoluir amplamente, estabelecendo formas de se conhecer, por meio de capacidades extremamente importantes, como imaginação, socialização, memória e atenção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa elaborada evidenciou notoriamente qual a importância da metodologia de ensino lúdica dentro da realidade infantil, onde contribui no desenvolvimento da criança em sua integralidade.

As séries iniciais são os primeiros passos da criança dentro da condição de estudantes, e mesmo que não seja a intenção, não podemos fugir de possíveis traumas com esta adaptação.

Neste ponto a utilização do lúdico demonstra uma pré adaptação já existente, pois o brincar já faz parte da realidade das crianças, mesmo antes de serem inseridas em um ambiente escolar.

Estabelecendo-se como uma ferramenta valiosa na formação da aprendizagem, não só para crianças, mas para qualquer indivíduo. Sendo assim os currículos escolares devem possuir programas educativos voltados para o lúdico.

É necessário no entretanto que os objetivos da metodologia de ensino lúdico sejam extremamente claros, com a convicção de que a inserção da brincadeira dentro do projeto de aprendizagem é importante no desenvolvimento intelectual na infância.

Claramente que este estudo se pautou dentro de alguns dos diversos autores que escrevem e pesquisam este tema, e ainda que o mesmo não esgota de maneira alguma esta ampla análise, ao contrário, apenas evidencias sobremaneira a necessidade de que esta temática seja a cada vez mais explorada.

Certamente ao fim deste simples foco, resta externado a importância do uso do lúdico dentro do ensino nas séries iniciais, esclarecendo ainda mais a necessidade de que esta metodologia seja desmistificada e explorada dentro da proporção a que se deve.

REFERÊNCIAS

Fortuna, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? Disponível em: http:// brincarbrincando.pbworks.com Acesso em: 10 fev. 2019.

Friedmann, Adriana. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006.

Kishimoto, Tijuko M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Maluf, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Santos, Santa Marli Pires dos (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.


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Como referenciar: "A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 14:31. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ludico_importancia/index.php?pagina=3