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Metodologia Webquest: Apropriação e Utilização nas Aulas de Matemática no Ensino Médio (página 4)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a realização deste estudo, percebeu-se que a educação matemática enfrenta problemas e há a necessidade de transformar velhas práticas. O ensino tradicional ainda é dominante nas aulas de matemática e o resultado dessa prática reflete nos baixos índices das avaliações, nessa área do conhecimento. As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas que podem colaborar com a melhoria do desempenho na aprendizagem matemática, provocando uma mudança na postura e nas práticas pedagógicas.

O professor não pode ficar isento diante das mudanças, ele precisa criar alternativas e buscar caminhos e estratégias que modifiquem a relação que o aluno tem com a matemática. Para isso, é necessário um conhecimento pedagógico dos recursos que serão utilizados e constantes aperfeiçoamentos, visando contribuir com uma educação matemática mais acessível e menos amedrontadora.

Assim, compreendemos que a metodologia webquest pode oferecer ao professor e ao aluno a possibilidade de construir o conhecimento por meio de atividades direcionadas, transformando as informações e trabalhando em grupo. A webquest proporciona a interação entre os envolvidos no projeto, entre os alunos e o conteúdo, e entre os alunos e as tecnologias. Dessa maneira, compreende-se que o aluno torna-se capaz de desenvolver o pensamento criativo e critico diante das relações estabelecidos ao longo do processo de aprendizagem.

 Acredita-se que os resultados obtidos com a pesquisa possibilitará ao professor, aos alunos e a escola, de maneira geral, um novo olhar sobre as tecnologias na sala de aula, e uma atenção especial a metodologia webquest, por produzir nos alunos o interesse e a curiosidade em busca de novos conhecimentos, bem como, a apropriação e utilização dessa metodologia como importante recurso para as aulas de matemática.
    

REFERÊNCIAS

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Como referenciar: "Metodologia Webquest: Apropriação e Utilização nas Aulas de Matemática no Ensino Médio" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/05/2024 às 20:36. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologia_webquest/index.php?pagina=3