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Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar

Autor: Carlos Eduardo Amaral Barbosa
Data: 28/03/2014


Resumo: Este artigo discute as relações entre o fazer musical e a educação mediadora proposta por Paulo Freire, concebendo a Música como expressão do saber, fonte de conhecimento e patrimônio cultural para, num segundo momento, analisar as possíveis contribuições das práticas musicais para o processo de formação do indivíduo em ambiente escolar. Com base em uma pesquisa bibliográfica dos educadores musicais Teca Alencar Brito, Keith Swanwick, Murray Schafer, Maria de Lourdes Sekeff, e do educadores Paulo Freire, Michel Young e Antônio Severino, dentre outros aspectos, foi possível concluir que a interação entre homem - música, mediada por um educador, caracteriza-se como prática pedagógica capaz de conduzir o aluno ao "ser mais" no sentido paulofreireano. Conclui ainda que é necessário se ter uma formação do docente-mediador para o processo de humanização, que constituiria em uma proposta ímpar para uma ação real  de transformação da formação de sujeitos nas escolas brasileiras, podendo ser a música desencadeadora desse processo.

Palavras-chave: educação musical, processo de humanização, educação.

Abstract: The present paper debates the relations between musical practice and mediatory education as proposed by Paulo Freire. It conceives Music as expression of knowledge, source of cognition, and cultural patrimony, and analyses possible contributions of music practices for the process of education of individuals within scholar environment. Based on bibliographic research on music educators Teca Alencar Brito, Keith Swanwick, Murray Schafer, Maria de Lourdes Sekeff, and educators Paulo Freire, Michel Young and Antônio Severino, among other aspects, it has been possible to conclude that interaction between Man and Music, mediated by an Educator, consists of a pedagogical practice that can enable the student to "be more", in Freire's sense. Besides, the teacher-mediator formation reveals to be crucial for the process of humanization, which could be a remarkable proposition aiming at an action for real transformation of Education within Brazilian schools, having Music as the initiation factor to this process.

Key-words: Musical Education, Process of Humanization, Education.

Introdução
     
De que forma a Música pode contribuir para a formação de nossos alunos?


Com base nesta questão analisaremos o que vem a ser formação humana sob a ótica de Paulo Freire e Antônio Severino, abordando o conceito de "conhecimento poderoso" difundido por Michael Young para, num segundo momento discutir as relações entre homem - música e suas possíveis contribuições para a formação humana enquanto prática pedagógica.
   
Esse estudo tem como base bibliográfica obras de cunho empírico/técnico que têm se dedicado aos estudos da educação musical, cultura, antropologia e educação propriamente dita, sob um viés social que busca a dignificação do homem em sua existência e interação com o mundo, com os pares e consigo próprio.

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Como referenciar: " Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/03/2024 às 01:43. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/