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As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares (página 2)


II. REFERENCIAL TEÓRICO

O currículo Construtivista proposto para o projeto caracteriza-se, segundo LIBÂNEO (2004), pelo nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e o estímulo à suas capacidades cognitivas e sociais, como um modo de possibilitar a construção pessoal de conhecimentos.  Em relação ao construtivismo educacional, o ensino com métodos e uma tecnologia educativa, tendo como finalidade acentuar saberes, visa desenvolver as habilidades dos alunos sobre os recursos tecnológicos e fazer uso deles para aprimorar facilitar a aprendizagem dos conteúdos escolares com a introdução de técnicas mais refinadas de transmissão dos conhecimentos, incluindo, hoje, os computadores e mídias.

De acordo com LIBÂNEO (2004, p.186), "A qualidade social do currículo se expressa no provimento das condições pedagógico-didáticas que asseguram melhor qualidade cognitiva das experiências da aprendizagem". Esse princípio aborda a concepção de currículo citada anteriormente, sendo que se refere às novas práticas pedagógicas e as novas metodologias de ensino vistas pelo autor como conhecimentos sistematizados, uma clara alusão aos recursos tecnológicos introduzidos em meio escolar.

A inserção de ferramentas tecnológicas para facilitar e diminuir às dificuldades de aprendizagem da criança na escola auxiliarão os professores ajudando na educação escolar dos alunos na sala de aula. Os alunos se sentirão estimulados a buscar e socializar com esses recursos de forma a melhorar seu desempenho escolar.

A tecnologia numa interação social é um elemento que ajuda o aluno a aprender e nesse contexto provoca enormes transformações, modificando essa relação escola e aluno. Ela é um ótimo recurso na hora de aprender algo novo e nesse processo o professor deve está inserido de forma a adquirir e transmitir conhecimento. O contato com essas tecnologias amplia os horizontes dos professores e acena novas possibilidades de pedagógicas.

III. ANO DE ESCOLARIDADE

1. Tema

O projeto será desenvolvido com crianças das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, a fim de proporcionar  ao aluno a oportunidade de tornar-se um cidadão crítico, consciente  do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação  e recursos tecnológicos.
O tema proposto pelo projeto "As novas tecnologias como instrumentos de aprendizagens dos conteúdos escolares", será desenvolvido nas disciplinas de Língua portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

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Como referenciar: "As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 13:43. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/novas_tecnologias/?pagina=1