Você está em Artigos
As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares (página 2)
II. REFERENCIAL TEÓRICO
O currículo Construtivista proposto para o projeto caracteriza-se, segundo LIBÂNEO (2004), pelo nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e o estímulo à suas capacidades cognitivas e sociais, como um modo de possibilitar a construção pessoal de conhecimentos. Em relação ao construtivismo educacional, o ensino com métodos e uma tecnologia educativa, tendo como finalidade acentuar saberes, visa desenvolver as habilidades dos alunos sobre os recursos tecnológicos e fazer uso deles para aprimorar facilitar a aprendizagem dos conteúdos escolares com a introdução de técnicas mais refinadas de transmissão dos conhecimentos, incluindo, hoje, os computadores e mídias.
De acordo com LIBÂNEO (2004, p.186), "A qualidade social do currículo se expressa no provimento das condições pedagógico-didáticas que asseguram melhor qualidade cognitiva das experiências da aprendizagem". Esse princípio aborda a concepção de currículo citada anteriormente, sendo que se refere às novas práticas pedagógicas e as novas metodologias de ensino vistas pelo autor como conhecimentos sistematizados, uma clara alusão aos recursos tecnológicos introduzidos em meio escolar.
A inserção de ferramentas tecnológicas para facilitar e diminuir às dificuldades de aprendizagem da criança na escola auxiliarão os professores ajudando na educação escolar dos alunos na sala de aula. Os alunos se sentirão estimulados a buscar e socializar com esses recursos de forma a melhorar seu desempenho escolar.
A tecnologia numa interação social é um elemento que ajuda o aluno a aprender e nesse contexto provoca enormes transformações, modificando essa relação escola e aluno. Ela é um ótimo recurso na hora de aprender algo novo e nesse processo o professor deve está inserido de forma a adquirir e transmitir conhecimento. O contato com essas tecnologias amplia os horizontes dos professores e acena novas possibilidades de pedagógicas.
III. ANO DE ESCOLARIDADE
1. Tema
O projeto será desenvolvido com crianças das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, a fim de proporcionar ao aluno a oportunidade de tornar-se um cidadão crítico, consciente do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
O tema proposto pelo projeto "As novas tecnologias como instrumentos de aprendizagens dos conteúdos escolares", será desenvolvido nas disciplinas de Língua portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
O currículo Construtivista proposto para o projeto caracteriza-se, segundo LIBÂNEO (2004), pelo nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e o estímulo à suas capacidades cognitivas e sociais, como um modo de possibilitar a construção pessoal de conhecimentos. Em relação ao construtivismo educacional, o ensino com métodos e uma tecnologia educativa, tendo como finalidade acentuar saberes, visa desenvolver as habilidades dos alunos sobre os recursos tecnológicos e fazer uso deles para aprimorar facilitar a aprendizagem dos conteúdos escolares com a introdução de técnicas mais refinadas de transmissão dos conhecimentos, incluindo, hoje, os computadores e mídias.
De acordo com LIBÂNEO (2004, p.186), "A qualidade social do currículo se expressa no provimento das condições pedagógico-didáticas que asseguram melhor qualidade cognitiva das experiências da aprendizagem". Esse princípio aborda a concepção de currículo citada anteriormente, sendo que se refere às novas práticas pedagógicas e as novas metodologias de ensino vistas pelo autor como conhecimentos sistematizados, uma clara alusão aos recursos tecnológicos introduzidos em meio escolar.
A inserção de ferramentas tecnológicas para facilitar e diminuir às dificuldades de aprendizagem da criança na escola auxiliarão os professores ajudando na educação escolar dos alunos na sala de aula. Os alunos se sentirão estimulados a buscar e socializar com esses recursos de forma a melhorar seu desempenho escolar.
A tecnologia numa interação social é um elemento que ajuda o aluno a aprender e nesse contexto provoca enormes transformações, modificando essa relação escola e aluno. Ela é um ótimo recurso na hora de aprender algo novo e nesse processo o professor deve está inserido de forma a adquirir e transmitir conhecimento. O contato com essas tecnologias amplia os horizontes dos professores e acena novas possibilidades de pedagógicas.
III. ANO DE ESCOLARIDADE
1. Tema
O projeto será desenvolvido com crianças das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, a fim de proporcionar ao aluno a oportunidade de tornar-se um cidadão crítico, consciente do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
O tema proposto pelo projeto "As novas tecnologias como instrumentos de aprendizagens dos conteúdos escolares", será desenvolvido nas disciplinas de Língua portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 14/10/2025 às 08:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/novas_tecnologias/?pagina=1