Você está em Artigos

O Papel do Pedagogo no Tribunal do Júri - Uma Conquista Necessária (página 5)

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme pesquisa realizada, é notório ressaltar que a profissionalização pedagógica não se pode confinar apenas com o olhar formal, voltado à instância da docência.

É evidente que o pedagogo do século XXI, é um profissional dotado da capacidade de transformar, contribuir para a formação do ser humano e implementar a troca de saberes nas mais variadas escalas da sociedade, tendo na Pedagogia o alicerce para respaldar sua atitude reflexiva e crítica diante dos mais variados conceitos e situações.

Para tanto, salienta-se a necessidade de uma formação sólida que alie a teoria à práxis pedagógica, minimizando as lacunas na formação do profissional desta área, a fim de compreender os benefícios que as ações educativas, as intervenções pedagógicas podem trazer ao Tribunal de Justiça. E, por conseguinte visualizar-se como um profissional da educação que pode contribuir para que os sujeitos possam enfrentar situações conflituosas sem sofrer danos que comprometam a sua vida pessoal e profissional, contribuindo na impetração da justiça plena, na elaboração de jurisprudências completas e justas, embasadas num trabalho coletivo e cooperativo.

Por isso, compete ao pedagogo refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que favoreça o aparecimento de novas pessoas, solidárias e preocupadas com o novo projeto social e político (DEMO, 1995).

Nesta concepção se verifica a amplitude da necessidade da atuação do pedagogo em diversos espaços da sociedade, haja vista, a fundamental contribuição do mesmo, como mobilizador de competências e habilidades na análise crítica e reflexiva das situações oriundas de crimes, situações de conflito, etc.

Conclui-se com a pesquisa ora apresentada, que para o pedagogo ainda existem muitos campos de atuação a serem conquistados, porém para que esta conquista se evidencie se faz necessária atuação e reconhecimento da importância desse profissional em ambiente não escolar, visualizando-o como elemento formador, transformador e reconhecedor de situações diversas.


Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "O Papel do Pedagogo no Tribunal do Júri - Uma Conquista Necessária" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 08/05/2024 às 19:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_papel_do_pedagogo/index.php?pagina=4