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O Uso das Fábulas através da Literatura Infantil no Desenvolvimento Gramatical Infantil (página 5)
A
importância das estórias na vida da criança pode ser percebida logo na
tenra infância. Isso é evidente quando a criança responde com sorrisos
ao som da voz da mãe, ou do pai ou mesmo dos avós, criança sorrir ou
gargalha e pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de
brincadeira e divertimento vivido pelos personagens, suscitando o
imaginário.
Para ABRAMOVICH (1991, p. 162) "ouvir ou ler estórias é uma possibilidade que a criança encontra para descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses e as soluções que todos os seres humanos vivem a atravessam ao longo da vida".
Assim, é através de uma atividade prazerosa de leitura ou ouvir estórias que se pode descobrir outro lugar, outros tempos, outros modos de agir, de pensar e ser, sempre transformando o comportamento uns dos outros.
Com o estudo teórico realizado, foi possível mostrar que a fábula é um modo poético discursivo, uma vez que permite serem trabalhadas as capacidades discursivas, especialmente no aspecto referente ao conhecimento, pois ela é um discurso, um ato de fala.
Desse modo, cabe ressaltar o trabalho que pode ser desenvolvido com esse gênero a partir do uso da paráfrase, da paródia e da intertextualidade, sendo esses ótimos recursos para que os alunos desenvolvam suas habilidades referentes à leitura e à escrita, conforme foi visto.
Deste modo, a criança estará apta para viver em sociedade e desenvolver suas habilidades através do ensino interativo, social e um rico repertório lúdico. Pode-se ressaltar que, quanto à oferta de papéis a serem desenvolvidos, há bons aspectos também, pois esses papéis estão ligados, geralmente, a sistemas de valores de uma sociedade em que a criança vive fornecendo, desta maneira, até mesmo esquemas de comportamento.
Conclui-se que, este artigo foi de extrema importância para nossas vidas, pois foi através das pesquisas para este artigo, que amplie meu conhecimento sobre o uso das fábulas e a sua importância para o desenvolvimento na linguagem infantil.
Portanto incentivar a criança em criatividade, dando ênfase a valores já esquecidos e que são de extrema importância na formação e no comportamento da criança. Ajuda a expandir sua inteligência e seu conhecimento linguístico, isto é, aprender a falar implica em dominar padrões abstratos e gerais de uma língua, bem como aprender dar os devidos valores as coisas mais simples da vida como, por exemplo, o respeito à diversidade.
É preciso acreditar que podemos melhor a educação, com gestos e formas simples, como as fábulas, que além de trazerem vários benefícios ás crianças, ainda trazem uma moral que pode ser vivenciada no dia a dia dos alunos e de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Para ABRAMOVICH (1991, p. 162) "ouvir ou ler estórias é uma possibilidade que a criança encontra para descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses e as soluções que todos os seres humanos vivem a atravessam ao longo da vida".
Assim, é através de uma atividade prazerosa de leitura ou ouvir estórias que se pode descobrir outro lugar, outros tempos, outros modos de agir, de pensar e ser, sempre transformando o comportamento uns dos outros.
Com o estudo teórico realizado, foi possível mostrar que a fábula é um modo poético discursivo, uma vez que permite serem trabalhadas as capacidades discursivas, especialmente no aspecto referente ao conhecimento, pois ela é um discurso, um ato de fala.
Desse modo, cabe ressaltar o trabalho que pode ser desenvolvido com esse gênero a partir do uso da paráfrase, da paródia e da intertextualidade, sendo esses ótimos recursos para que os alunos desenvolvam suas habilidades referentes à leitura e à escrita, conforme foi visto.
Deste modo, a criança estará apta para viver em sociedade e desenvolver suas habilidades através do ensino interativo, social e um rico repertório lúdico. Pode-se ressaltar que, quanto à oferta de papéis a serem desenvolvidos, há bons aspectos também, pois esses papéis estão ligados, geralmente, a sistemas de valores de uma sociedade em que a criança vive fornecendo, desta maneira, até mesmo esquemas de comportamento.
Conclui-se que, este artigo foi de extrema importância para nossas vidas, pois foi através das pesquisas para este artigo, que amplie meu conhecimento sobre o uso das fábulas e a sua importância para o desenvolvimento na linguagem infantil.
Portanto incentivar a criança em criatividade, dando ênfase a valores já esquecidos e que são de extrema importância na formação e no comportamento da criança. Ajuda a expandir sua inteligência e seu conhecimento linguístico, isto é, aprender a falar implica em dominar padrões abstratos e gerais de uma língua, bem como aprender dar os devidos valores as coisas mais simples da vida como, por exemplo, o respeito à diversidade.
É preciso acreditar que podemos melhor a educação, com gestos e formas simples, como as fábulas, que além de trazerem vários benefícios ás crianças, ainda trazem uma moral que pode ser vivenciada no dia a dia dos alunos e de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
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Como referenciar: "O Uso das Fábulas através da Literatura Infantil no Desenvolvimento Gramatical Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 26/11/2025 às 15:26. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_uso_das_fbulas/?pagina=4































