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Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico (página 4)

O TRABALHO DO COORDENADOR NA ESCOLA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

 A instituição educativa na tentativa de eliminar as fronteiras entre a teoria e a prática dos educadores vem buscando melhorar a escola e o profissional que nela atua com a formação continuada de professores. Nessa perspectiva, encontra-se o coordenador pedagógico, responsável por essa prática didático-pedagógica em seu contexto de trabalho.

Sabe-se que algumas unidades escolares ainda possuem um currículo com práticas socialmente construídas, e politicamente, determinadas, com reformas e ações precárias e limitadas, que promove uma avaliação que desvaloriza o contexto e as experiências de seus alunos, negando a arte e a dinâmica do ato educativo, entre outros. Propiciar a formação de professores com tantas condições desfavoráveis é pensar em uma afirmação desse profissional a partir de reflexões sobre as condições, sobre o modo como esse conhecimento é produzido nas instituições de ensino. No entanto, esses movimentos indicam princípios de mudanças para que os professores transformem suas práticas cotidianas em objeto de investigação, reflexão e criação do novo, indicando pistas sobre sua prática estanque a partir da dúvida e da criticidade.

Pensar na transformação da escola e na formação do novo homem remete-nos pensar sobre a formação atual dos professores que ora apresenta-se em um amplo cenário de necessidades, expectativas e desafios da área educativa. Direciona a compreender melhor o caminho para a construção de identidade pessoal e profissional de cada educador, além de permitir também que este se torne um cidadão realizado e produtivo tanto no espaço pessoal como no social. Marina Graziela acrescenta que:

Formar professores com qualidade social e compromisso político de transformação tem se mostrado um grande desafio às pessoas que compreendem a educação como um bem universal, como espaço público, como direito humano e social na construção da identidade e no exercício da cidadania. (MARINA GRAZIELA, 2009, p. 71).

Nesta condição, a formação continuada traduz-se na atual política de desenvolvimento das relações entre teoria e prática dos educadores. Ela é espaço de atuação diária do coordenador.  É um direito de todo profissional da educação que resulta na melhoria da qualificação e da competência dos professores. Ao ministrá-la, o coordenador se vê diante de múltiplos vínculos e relações interpessoais que vai se estabelecendo para desenvolver as atividades que caracterizam a sua função. A organização do trabalho nessa perspectiva mantém-se por exercer contributos essenciais que estimule o professor a refletir sobre sua prática, sem esquecer também da sua própria, uma vez que para atuar no processo da formação continuada o coordenador deve estar sempre atualizado e aberto à reflexão de ideias. Deste modo essa tarefa de importância primordial concentrada nas mãos desse profissional estabelece relações de troca de saberes em que ambos, coordenador e professor, crescem no sentido prático e teórico.

Todavia, isso lhe exige uma sabedoria pessoal adquirida em várias pontes: na formação profissional e continuada, na escola, na família, nas relações interpessoais e cotidianas. Assim quanto mais este profissional se voltar para as ações que justificam e configuram a sua especificidade, maior será o seu espaço de atuação e sua compreensão de como e porque todos estes movimentos surgem na organização de seu fazer pedagógico.  

Sendo assim é possível se dizer que a formação continuada é um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a prática pedagógica, sobretudo, um momento de reflexão das relações que podem ser aprimoradas no dia a dia escolar. Nesse movimento contínuo, a escola busca alternativas formativas, tanto para os professores como para os próprios alunos, revendo seus paradigmas, processos e concepções de esfera educativa, de forma a conduzir seus componentes, rumo à autonomia do SER, do SABER e do FAZER.

Contudo, este profissional está convicto que a organização da formação continuada de professores é essencial, já que atua como agente formador/articulador do processo educacional. E que deverá estimular sempre o professor a refletir sobre sua prática, transformando a escola num espaço onde se coordena o saber fazer e o saber aprender. E, envolvido nesse processo de transformação, o coordenador pedagógico também aprende, a partir das considerações reflexivas e do feedback dos demais protagonistas da escola, configurando-se, também como um ser aprendente, com um novo perfil na formação de professor.
     
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Como referenciar: "Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 18:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/olhar_sobre_atuacao/?pagina=3