Você está em Artigos

Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico (página 5)

CONCLUSÃO

Esta pesquisa de cunho bibliográfico expôs a questão da organização do trabalho pedagógico já que este segmento ocupa um espaço e tempo privilegiado no ambiente escolar. A trajetória descrita neste artigo direcionou a pensar um pouco mais sobre os fazeres e saberes do coordenador pedagógico na execução de seu trabalho cotidiano já que na escola esta função apresenta uma diversidade de situações das quais muitas delas ainda gera a incerteza e conflitos de identidade no momento em que o querer fazer converge-se em não poder fazer.  Assim sendo, deve, pois, haver consciência crítica e mais nítida do trabalho deste profissional para que este se aperfeiçoe continuamente no desempenho de sua função dentro da gestão escolar. E esta necessidade de mudança na organização do trabalho do coordenador pedagógico deve, pois, estar proposto no projeto político pedagógico para que se reflita sobre a particularidade da identidade deste membro da gestão escolar.
       
E focado neste cenário de transformar o seu fazer pedagógico, o coordenador pode florescer como educador reflexivo, capaz de perseguir seus objetivos, de acreditar em seus sonhos, de vencer os conflitos, pois tem claro a sua função e os desafios que a profissão lhe propõe. Assim sendo, consegue com mais facilidade conduzir a equipe com que atua, pois quanto mais busca conhecimento mais fica evidente que tem muito a aprender. E à medida que vai construindo a sua identidade o conhecimento é consolidado, exigindo assim uma ruptura com o velho para que o novo encontre espaço na práxis educativa.
                 
Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2026. Consultado em 14/01/2026 às 04:52. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/olhar_sobre_atuacao/index.php?pagina=4