A Construção de um Paradigma Pedagógico na Prevenção da Corrupção a partir da Análise Simbólica desse Fenômeno na Recente Produção Cultural para o Público Infantil
Autor: Marcus Vinicius de Azevedo Braga
Data: 29/05/2009
1 - Introdução
O presente artigo visa fazer uma breve análise de como o fenômeno da corrupção, em especial aquela praticada pelo agente público, foi representado na produção cultural recente para o público infantil, com ênfase no desenho animado, para a partir desses elementos propor uma conceituação da abordagem desse tema em peças voltadas para esse mesmo público.
Assim como Freud qualificava algumas profissões como impossíveis, tais como o educador e o psicanalista, pois suas práticas colocam em contradição a teoria que as constituiuram, podem-se incluir nesse rol aqueles profissionais dedicados ao combate da corrupção, por se tratar de um fenômeno humano imbricado nas relações de poder, de forma que seu combate não pode ser totalmente externalizado da estrutura social. Lembremos o exemplo do clássico de J.R.R. Tolkien, na trilogia "O senhor dos Anéis", que mostra ao longo dos livros que o anel do poder corrompe a todos os personagens, poderosos ou ingênuos, ilustrando a relação do poder e da corruptibilidade.
A corrupção é uma prática antiga na história da humanidade e não constitui privilégio de nenhuma civilização do globo. A utilização da função pública para obtenção de vantagens indevidas e para fins particulares é risco inerente ao próprio conceito de Estado, onde um grupo delega a uma representação o exercício da sua vontade, possibilitando que na ação do representante este possa agir em benefício próprio, em detrimento dos interesses da coletividade, devido a uma assimetria informacional e de tantos outros fatores.
Assim sendo, esse fenômeno não só se fez presente na história da humanidade como na sua produção cultural, sendo representado nas peças produzidas de diversas formas, imerso na própria vida social das civilizações. Conhecer essa representação é o passo inicial para que se construam paradigmas de prevenção a esse fenômeno, seja em ações educativas, seja na própria produção cultural.
2 - A corrupção e a visão do servidor público no Brasil
Como a corrupção é um fenômeno que depende da atuação do ser humano, no caso do agente público, a visão desse mesmo agente contribui para a idéia que se tem da corrupção. Em nosso país, pela sua forte tradição clientelista e patrimonialista, a conduta do agente público tem a sua imagem permeada de práticas de apropriação do cargo para fins privados e contrárias ao interesse público.
Reina no imaginário popular, principalmente na parcela de mais idade, uma visão estereotipada do servidor, "trabalhando" em uma repartição suja e com muitas mesas, várias delas vazias, pouca ventilação, muitas pastas amarradas por barbante e papéis por todo lado (FRANÇA, p.28). Seriados de TV e filmes nacionais desvelam esse paradigma burocrático virtuoso, ícone da ineficiência, com os chamados "barnabés" relapsos, acomodados e ociosos. Essa idéia de ineficiência, que já serviu a inúmeros interesses privatistas, se funde a famosa "Lei de Gerson", que domina a cultura de certas relações, principalmente quando envolvido o exercício de poder institucional, reforçando a imagem de um servido bon vivant, bem remunerado e ocioso, que só se movimenta para obter vantagens a custa de se locupletar em detrimento da coisa pública, cabendo a ele, de forma personificada, todo o ônus da ineficiência da máquina pública. Essas idéias se mesclam a realidades percebidas pelo público no decorrer de décadas de desinteresse na melhoria dos quadros da Administração Pública e pelo açodamento de interesses vendidos em desabonação daqueles que tem como responsabilidade a execução das políticas públicas, gerando uma imagem negativa do servidor e de sua atuação, que apesar da profissionalização recente, ainda demandará tempo para se dissipar por completo.
Essa imagem atávica faz com que, para muitos, paire no ar uma impressão de que o serviço público é uma corrupção generalizada, uma grande anarquia burocrática, onde "nada funciona", discurso esse que se inflama no atual tempo de transparência da gestão, onde a apuração de falhas antes ocultas induz o imaginário popular que a "praga da corrupção" campeia solta pelo país, em uma fala de pessimismo e desesperança de alguns, mas não inédito na história de nosso país.
Curiosamente, apesar dessa imagem negativa, o fenômeno da corrupção do agente público em si continua sendo um tabu para muitos, que continuam levando as suas vidas como se ela não existisse. A corrupção é uma chaga social que é um reflexo do comportamento humano, que nos envergonha profundamente. É uma mancha no nosso rosto narcisista que nos recusamos a ver no espelho. Como ela não pode ser totalmente erradicada, é melhor encobri-la, ignorá-la, como uma doença fatal sem sintomas que preferimos esconder do vizinho a tomar remédios para minorar seus efeitos (KLITGAARD, p.23). Essa conduta é observada quando somos convidados a nos posicionar como cidadãos, quando temos que nos mobilizar enquanto a reclamação sistemática surge quando somos vítimas da ineficiência da máquina estatal, também nos colocando em uma condição de estranhamento da corrupção. Essa mescla de negação e ausência tem suas raízes sim em um processo cultural que sofreu influências diversas, inclusive das peças voltadas para o público infantil.
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106