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Pedagogia da Contribuição das Forças Universais (página 2)

Como somos consequência da contribuição de forças universais,  a nós seres humanos foi concedido a capacidade de aprender e reproduzir o mecanismo do universo para a feitoria de nossas produções, se não tivesse sido assim, não teríamos construído tudo o que fizemos ao longo de nossa existência.

Tanto o engenheiro do edifício quanto a cozinheira sabem que suas matérias primas e condições devem ser calculadas e dosadas para uma contribuição de forças dos elementos para que tudo ocorra bem, sabem também que o contrário também ocorre, o conflito ou repulsa total de força, a não contribuição ou mesmo a contribuição negativa entre forças. Suponhamos que no caso do edifício, anos após de sua construção, linhas subterrâneas de metrô foram escavadas a vários metros abaixo de seu alicerce, mas um erro de escavação provoca um desmoronamento dentro dos túneis, afetando o edifício acima, nesse caso houve uma grande força conflituosa externa afetando o objeto, ou ainda, em outra situação, em um dos apartamentos iniciou-se uma reforma, e devido uma ação descuidada, demoliu-se uma parede interna, aplicando uma sobrecarga de força em outras paredes que não foram projetas para suportar muito peso, assim após alguns meses, ocasionou-se rachaduras na estrutura do edifício, nesse caso houve o desfalecimento de uma força de sustentação interna gerada em seu próprio interior comprometendo o objeto. Na hipótese do bolo, um dos ingredientes estava estragado, e não foi percebido, e a mistura foi feita, logo ao assar ficou notadamente percebido que a composição do bolo deu errado, neste sentido houve uma contribuição negativa instantânea do ingrediente estragado.

Portanto, a decadência de forças podem ser motivadas interna ou externamente e ainda em algumas circunstâncias nos dois aspectos e, também, simultaneamente, instantânea ou lentamente, com o início do declínio até a  destruição final, de maneira simples ou complexa.

No jogo universal, lembrando que tudo pertence a esse jogo, o natural e a produção do homem, normalmente há infinitas possibilidades para a contribuição positiva de forças ou a seu inverso, e nas suas interações entre um e outro, após o tempo de negativo decadente vem a busca do positivo crescente, e quando há progresso o queda é consequência futura.

Quando algo jaz destruído é notado por todos sem dúvidas ou contradições e a aprendizagem adquiridas nesses fracassos, conflitos, afastamentos, desequilíbrios, tornam-se engrenagens para futuros acertos, para um realização mais bem elaborada numa próxima vez. Assim caminha a natureza e a cultura humana, mas muitas das vezes, azar para quem está no meio desse processo declínio e finalização, vidas, possibilidades e sonhos são aniquilados.

A verdadeira e grande evolução humana seria se pudéssemos prever sempre o próximo passo ao menor sinal, ou melhor, antes mesmo dos sinais, precavendo-se desse vai e vem entre contribuição e repulsa de forças (queda e ascensão), reorientando sempre para uma contribuição positiva de forças sabiamente escolhida.

Ao invés de esperar o resultado final das circunstâncias para agir, seria muito melhor investir em descobrir a cura de uma moléstia antes que milhares de vidas fossem ceifadas, perceber que algo de errado há com avião antes que ele decole e parta com os passageiros para uma  viagem sem volta, e ainda, reorientar a escola antes que gerações saiam prejudicadas sem formação adequada a uma vida de oportunidades.

A força escolar consegue influenciar a sociedade, mas também sofre muita influência das forças externas, sociais, políticas, econômicas e culturais. Contudo, atualmente as forças externas a escola, estão em estado de conflito ou de contribuição negativa, devido a inúmeros motivos, afetando inevitavelmente a escola. Problemas comportamentais, de relacionamentos e de desinteresse são unânimes em todas as unidades escolares brasileiras desde públicas a privadas de alto padrão, talvez mais agravadas em unidades mais carentes devido a complicações econômicas e sociais.
 
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Como referenciar: "Pedagogia da Contribuição das Forças Universais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 20:45. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogia_da_contribuicao/?pagina=1