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Pedagogia hospitalar: refletindo sobre o papel do professor junto à criança hospitalizada (página 4)
O pedagogo hospitalar precisa preparar e dispor brinquedos e brincadeiras variadas, proporcionando atividades motoras, sensoriais, e cognitivas. Para isso, são excelentes recursos livros infantis, jogos de construção, lógicos, motores, de invenção, criatividade, bonecos e acessórios de fantasias para brincadeira simbólica, desde que sejam selecionados conforme a idade da criança e que traga desafios e/ou seja estimulador.
Conforme os estudos de Fontes (2010), as interações entre crianças devem ser favorecidas pelos educadores, pois os companheiros de brincadeiras dentro do hospital experimentam de momentos de sofrimento parecidos e é bom que a criança veja outro semelhante a ela. Para uma prática de interação entre as crianças, Fontes (2010) nos relata que, propor que duas crianças desenvolvam, juntas, uma história, auxilia a introdução de uma atividade pedagógica sistematizada ludicamente.
A brinquedoteca poderá ser organizada em diferentes cantinhos, para que atenda a necessidade de cada criança, conforme sua faixa etária. Deixaremos algumas sugestões baseando-se na experiência de Patrícia Percoraro e Dora Saggese da brinquedoteca terapêutica Senninha, em São Paulo (Citado por Viegas, 2008, p. 119-120).
Canto dos Bebês - Neste cantinho, a pedagoga atenderá crianças internadas de até dois anos de idade, deverá ser um espaço confortável e seguro com bonecos grandes, bichos, brinquedos sensoriais e de coordenação motora. Como sugestão de atividade a criança poderá tocar em objetos de diferentes texturas como algodão, lixa, massinha, gelatina entre outros para que a criança possa desenvolver seus sentidos e perceber-se como sujeito. Pode-se apresentar as cores por meio dos objetos que ela está brincando ou mesmo colocar tapetes de atividades neste canto, além de confortáveis e coloridos propõe estímulos como sons, textura do tecido e espelho. Colocar em garrafas pets diferentes conteúdos como água com glitter, areia, macarrão, arroz, feijão entre outros e pendurá-los com elástico ou barbantes em uma altura possível a todas as crianças (como móbile), poderá estimulá-las a brincar, escutar os diferentes sons e observar os conteúdos desenvolvendo a motricidade e sensibilidade.
Canto do Faz de Conta - Piaget, (1976) afirma que o faz de conta faz parte da fase em que as crianças de três aos seis anos pertencem. Nesta fase a criança transforma o significado dos objetos, desempenha diferentes papéis sempre imitando e/ou representando. Para o epistemólogo, brincando de faz de conta, a criança refaz sua própria vida e a corrige a sua maneira, revivendo prazeres e conflitos resolvendo-os e compensando-os.
Neste cantinho poderá ter disponível materiais para o jogo simbólico como casinha e acessórios como panelas e talheres, equipamentos médicos em miniatura, bonecas, carrinho de bebê, cantinho do restaurante, lojinha entre outros. Poderá ter também blocos de encaixe e um espaço da história com uma diversidade de livros e CDs. Sugerimos que neste cantinho o docente esteja como facilitador do processo de desenvolvimento da criatividade da criança, disponibilizando itens e acessórios que auxiliem a brincadeira. Por exemplo, se a criança estiver brincando de lavar louças, disponibilize um pano para que seque-a e continue evoluindo em sua criatividade.
Canto do Teatro - Este canto também favorece a representação simbólica, com fantasias, roupas de super-herói, acessórios, palco, fantoches e cenários. Como sugestão a este espaço, podemos colocar entre as fantasias roupas e pinturas de palhaço, pois a criança se motiva a brincadeira e desfruta de sensações prazerosas como o risos, gargalhadas, fica alegre e se diverte, mudando seu estado emocional. A fantasia de palhaço, ainda, impulsiona a interação entre as crianças, pois elas se animam em brincar com a criança fantasiada. (Motta e Enumo, 2004 p. 24). Podemos também, colocar diversos fantoches, e entre eles um que pareça doente, por exemplo, colocar um band-aid no fantoche para ver qual a reação da criança, uns poderão trocar o papel e ser o cuidador, o médico, a enfermeira ou mesmo falar sobre seus sentimentos por meio a brincadeira.
Canto dos Adolescentes - Aqueles que possuem entre doze a dezoito anos são considerados Adolescentes pelo Estatuto da Criança e do adolescente (Brasil 1990). Estes estão em processo de constantes transformações e passam do processo de dependência ao da independência. Para eles podemos disponibilizar jogos de regras, de cartas, tabuleiros, jogos de sociedade, revistas e livros. Como exemplo de jogos citamos o WAR, UNO, Banco imobiliário, Damas, Xadrez e Combate. Todos estes jogos citados são jogos de estratégias que possibilitam trabalhar a concentração, a interação entre os envolvidos no jogo, a paciência, regras, a criatividade entre outras possibilidades.
Canto da Informática - com computadores e jogos interativos e educativos para as diferentes idades.
Além desses cantos a brinquedoteca terapêutica Ayrton Senna do Centro Infantil Boldrini em Campinas, por exemplo, dispõe do espaço com uma Oficina de artes utilizada como expressão artística entre crianças, adolescentes, pais e responsáveis. Dentre as possibilidades deste canto estão o trabalho com argila, pintura em tela, aquarela, confecção de bijuterias, dobraduras, entre outras. (Mazzon, Ferrer, Packer e Lisbôa, citado por Viegas 2008, p. 130).
Azevedo (2013 p. 72) nos descreve outros cantos possíveis dentro da brinquedoteca, dentre eles o canto da leitura ou canto de contar histórias. Este espaço é importante, pois, por meio da brincadeira podemos favorecer a proximidade da criança uma diversidade de livros, possibilitando o prazer pela leitura. Este canto deve dispor de um tapete e almofadas, assim, ela poderá ler deitada no chão. Sugerimos que estejam disponíveis livros de contos de fadas, gibis, fábulas, livros ou revistas de super-heróis, jornais, revistas, enciclopédias, entre outros.
Fontes (2010) deixa como exemplo que o pedagogo pode mostrar em um livro figuras ou imagens o corpo humano, conceituando a uma criança diabética sobre a insulina e a função do pâncreas, será uma prática em que o conteúdo curricular estará presente e trará um significado real a vida da criança/paciente.
É valoroso lembrarmos que Oliveira (citado por Viegas 2008, p. 28) explica que espelhos dentro da brinquedoteca faz com que a criança se veja ativa, criativa e autônoma, isso é importante, pois substitui a imagem negativa da dependência e da invalidez que a doença causa para que possa internalizar positivamente a imagem de um "eu" mais saudável e independente.
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Como referenciar: "Pedagogia hospitalar: refletindo sobre o papel do professor junto à criança hospitalizada " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 17/10/2025 às 02:12. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogia_hospitalar_refletindo/?pagina=3