Pedagogia Educacional: da Supervisão à Gestão Pedagógica, uma profissão em evolução (página 2)
Durante os anos 30, a produtividade do operário americano estava em questão. Percebia-se que a eficiência desse trabalhador estava ligada ao modo como ele havia sido educado. Esse pensamento influenciou os supervisores que passaram a se interessar pelas dinâmicas de grupo, pela liderança democrática e pelas relações humanas, implementando formas de desenvolverem essas habilidades nos estudantes.
Nos anos 50, os Estados Unidos têm, como preocupação, o lançamento do satélite russo Sputnik I. E aparece, então, a necessidade de uma nova reforma curricular, pois a formação dos jovens precisava atender à demanda de um avanço tecnológico. E o supervisor pedagógico passa a cuidar dessa reforma curricular.
Nas décadas de 60 e 70, o supervisor assume um papel gerencial, devido ao fato de que a aplicação de testes e provas passa a ser prioridade nas escolas americanas, pois averiguar as aprendizagens adquiridas pelos estudantes se torna necessário.
Nos anos 90, as escolas americanas vivenciam uma descentralização de gerência. Para os supervisores, a descentralização significou uma pesquisa de seu lugar no processo ensino-aprendizagem.
Conforme afirmam Willes e Bondi (2000), a revisão do contexto histórico da realidade educacional americana nos conduz à percepção de que:
[...] os supervisores pedagógicos sempre foram parte professor, parte administrador e continuam sendo hoje. A mistura exata do papel e as tarefas dependem de variáveis, incluindo o estabelecimento de supervisão e o grau de liberdade que os supervisores têm para definirem sua própria descrição de trabalho. (WILLES e BONDI, 2000, pg.23)
No Brasil, em seus primórdios, a supervisão também era principalmente inspeção, fiscalização e controle da atividade de ensino, mais com um sentido de controle da atividade do professor e até de punição do mesmo, do que com um propósito de ajudá-lo a aprimorar o seu trabalho.
A definição da supervisão é importante para o estabelecimento da função do supervisor pedagógico. O papel da pedagogia educacional é algo dinâmico, que deve ser analisado, tendo como referência o tempo e o espaço nos quais é desenvolvida.
Assim, seis conceitos de supervisão são encontrados na literatura:
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Supervisão como ato de administração;
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Supervisão como ato de trabalho curricular;
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Supervisão como uma função de instrução;
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Supervisão como ato de relações humanas;
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Supervisão como gerência;
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Supervisão como papel de liderança genérica.
Historicamente, a supervisão aparece como ato de administração, sustentando os primeiros conceitos. Os primeiros supervisores eram extensões de diretores e superintendentes.
Cogan (1973) define supervisão, privilegiando um enfoque de trabalho curricular:
Supervisão designa atividades como a escrita e a revisão de currículos; a preparação de unidades e materiais de instrução; o desenvolvimento de processos e instrumentos para informar aos pais; e preocupações amplas como avaliação do programa educacional como um todo. (COGAN, 1973, pg.31)
Sob a perspectiva de instrução, a supervisão tem como base o fato de que ela é vista como as ações que levam à melhoria da instrução do processo pedagógico.