Você está em Artigos

A Contribuição do Pedagogo Empresarial para o Desenvolvimento do Capital Humano nas Organizações (página 2)

Robbins destaca que a valorização do treinamento nas organizações foi motivado pela: "competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade que estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários". (2002 , p. 241)

Assim, entende-se que, para o desenvolvimento de treinamentos na empresa, se faz necessário levantar-se as prioridades necessárias, verificadas a partir de diagnósticos aplicados no âmbito da gestão empresarial. É nessa realidade, que se estabelece a sensibilidade do pedagogo empresarial, em captar os níveis de exigências no meio corporativo para o desencadeamento de estratégias que visem atender ao profissional no que é pertinente as suas demandas, compatibilizando com as expectativas da organização.

O pedagogo poderá promover ações multidisciplinares  nas diversas áreas da empresa, articulando as pessoas e estimulando a gestão de conhecimentos para a formação de cidadãos ativos e dinâmicos que são essencialmente significativos para o fomento de processos empreendedores no contexto organizacional.

Destaca-se que atualmente, a gestão do conhecimento representa o maior capital da organização e desse modo é oportuno que seja valorizado como ferramenta para a formulação de cenários empreendedores que propiciem a implementação de mudanças estratégicas.

Observa-se portanto, que a realização de orientações e treinamentos, motivam o colaborador a aprender mais sobre as suas atividades, e que desse modo, passa a enxergar que os novos conhecimentos, favorecerão seu crescimento pessoal, profissional e implicará em resultados proveitosos no que se refere aos rumos da organização.

REFERÊNCIAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas Organizações. 6ªtiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas Organizações.Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

RIBEIRO. Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: a atuação do pedagogo na empresa.Rio de Janeiro: Wak, 2008.

ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e Perspectivas. 3ª tiragem. São Paulo: Saraiva, 2002(a).

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Contribuição do Pedagogo Empresarial para o Desenvolvimento do Capital Humano nas Organizações" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 06/07/2022 às 04:50. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogoempresarial/index.php?pagina=1

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA